04 agosto 2019

Mutaburrassauro, um dinossauro narigudo

Crédito: Alamy Stock Photo

    O mutaburrassauro ("lagarto de Muttaburra") é um dinossauro ornitópode de cerca de 7 m de comprimento e 3 toneladas. Viveu no nordeste da Austrália entre 112 e 99,6 milhões de anos atrás, no início do período Cretáceo, e deve ter convivido com dinossauros como Atlascopcosaurus, Austrosaurus, Diamantinasaurus e Wintonotitan.

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Ashley Patch)

    Classificado atualmente como um rabdodontomorfo (Rhabdodontomorpha), o mutaburrassauro provavelmente não conseguia andar sobre quatro patas, uma vez que ornitópodes mais basais eram exclusivamente bípedes. Seus pés são longos e largos, com quatro dedos. O focinho arredondado contém uma câmara interna que pode ter sido usada para fazer reverberar sons, ampliar o seu olfato ou atrair a atenção de parceiros da espécie. O mutaburrassauro possuía maxilas incrivelmente fortes, equipadas com dentes cortantes e capazes de moer vegetação dura, como cicadófitas. Diferentemente de ornitópodes mais avançados, seus dentes não formavam baterias dentárias, mas somente uma geração de dentes irrompia por vez.
    Este é o segundo dinossauro australiano mais bem preservado, depois do anquilossauro Kunbarrasaurus, e foi o primeiro a ser reconstituído e montado para exposição. Foi nomeado em referência à cidade de Muttaburra, no estado de Queensland, Austrália, próxima da qual foi descoberto. O primeiro esqueleto (cerca de 60% completo) foi encontrado por Doug Langdon em 1963, mas a espécie só foi batizada em 1981, por Alan Bartholomai e Ralph Molnar, após uma longa preparação dos fósseis. Dentes e outros ossos também foram encontrados posteriormente em outras regiões do nordeste da Austrália e podem representar diferentes espécies de mutaburrassauro.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Clado: †Ornithopoda
Clado: †Rhabdodontomorpha
Gênero: †Muttaburrasaurus
Espécie: †Muttaburrasaurus langdoni

Réplica de esqueleto de mutaburrassauro em exposição no Museu de Queensland, em Brisbane, Austrália, em 2013.
Crédito: Queensland Museum

Fontes: Australian MuseumDinosaurs - Pictures and FactsPrehistoric WildlifeQueensland MuseumWestern Australian Museum e Wikipedia.

24 comentários:

  1. pensei que o Altirinus fosse o dinossauro narigudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz um com o megistotherium acredite esse animal é maravilhoso e incrível

      Excluir
    2. Ok, Lucas, obrigado pela sugestão!

      Excluir
  2. Porque você não fala sobre o tiranotitan e o grande sauropode patagotitan

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog para estudar. Vc foi indicado pela minha professora de ciencias. Continue assim!

    ResponderExcluir
  4. Felipe! Eu tenho um canal que fala sobre animais pré-históricos e atuais.
    Eu uso os seus títulos nós meu vídeos, mas tudo de está na descrição explicando que esses títulos não foi eu que criei, nem tenho a intenção de tomá-los para mim.
    Que fique claro que eu adoro seu trabalho e não quero que me deteste por isso
    Link para o meu canal: https://www.youtube.com/channel/UCBhJ2T3HpIrWN2vY-HFTkCw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nautilus! É uma honra servir de referência para outros trabalhos, por isso tudo bem utilizar o conteúdo do meu site como fonte de pesquisa, mas sem copiar exatamente como está aqui. Se for fazer isso, peço que destaque a origem do material e deixe um link para cá, como você tem feito. Aliás, muito legal seu canal!

      Excluir
    2. Obrigado! E não queria parecer que eu estava copiando um conteúdo que você tem feito esse tempo todo e dizer que é meu👍

      Excluir
  5. Quais países da Oceânia além da Austrália e da Nova Zelsndia foram descobertas especies de dinossauros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que encontrei, somente nesses dois países. Em outras nações há fósseis de outros animais que viveram no Mesozoico, mas que não são dinossauros.

      Excluir
  6. felipe voce pretende falar sobre os super continentes como pangeia laurasia gondwana vaalbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei nisso uma vez... Quem sabe eu faça algum dia!

      Excluir
  7. Felipe você poderia falar qual é a altura do Mutaburrassauro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na imagem de comparação de tamanho acima, o mutaburrassauro está com 7 m de comprimento e 2,3 m de altura nos ombros.

      Excluir
  8. Felipe , ele não tem uma família especificada ? E mano , que nome esse bicho tem kssksksks . Falando em nomes engraçados , já ouviu falar do hadrossaurídeo que começa com HUE HUE ? Sim , por incrível que pareça , ele existe , eu só não lembro do nome completo ( que é complicado ) . Até onde eu lembre , o nome significa " Cisne Antigo " 😀 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs. Sim, é o Huehuecanauhtlus (complicado mesmo). Outros que acho engraçados são Xixianykus, Gasosaurus e Dinheirosaurus.
      Ah, o mutaburrassauro é um membro basal do clado Rhabdodontomorpha, então ele não tem família 😢. Huehue!

      Excluir
    2. Esses são nada comparados ao Pintosaurus, Bambiraptor e o Petrobrasaurus puestohernandezi...
      Mano, esse último é lá nome de dinossauro! Kkkkkkk.

      Excluir
    3. Verdade, não lembrava do pintossauro! KKKKKK. E tem uma criatura chamada Fodonyx também! Agora, do Bambiraptor não achei graça! 😂😂

      Excluir
    4. 'Fodonyx' foi de capotar o caramelo... O do Bambiraptor eu só achei meio estranho por conta do cervo da Disney.

      Excluir
    5. Tava brincando por causa do meu nome, kkkk. Mas ele realmente foi nomeado em referência ao personagem da Disney!

      Excluir
  9. Tomaz16/7/23

    O mutaburrassauro poderia ficar parado nas quatro patas ?

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.