10 dezembro 2018

Protostega, uma das maiores tartarugas-marinhas

Crédito: Christopher Chávez, 2015

    Protostega ("primeiro telhado") é uma tartaruga-marinha extinta que viveu no final do Cretáceo, de 86 a 83,5 milhões de anos atrás, nas regiões da América do Norte então cobertas pelo Mar Interior Ocidental. Com um comprimento de até 3,4 m e pesando mais de 1 tonelada, seria a quarta maior tartaruga que já existiu (atrás do arquelônio, do Cratochelone e da Stupendemys) e a terceira maior tartaruga-marinha (uma vez que Stupendemys vivia em água doce).

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Dmitry Bogdanov)

    Sua cabeça era proporcionalmente grande em relação à carapaça. Tal qual o arquelônio, a Protostega tinha um casco macio como o da tartaruga-de-couro moderna (Dermochelys coriacea), em que uma armação óssea é revestida de pele fina e resistente. Embora menos sólida, essa configuração tornava a Protostega mais leve e, aliada às fortes nadadeiras dianteiras que chegavam a 4,7 m de envergadura, fazia dela uma poderosa e ágil nadadora. Com seu bico afiado, alimentava-se de organismos de corpo mole, como águas-vivas e cefalópodes.
    Apesar do casco e do porte avantajado, outros répteis marinhos como tilossauro, mosassauro e hainossauro, além do tubarão Cretoxyrhina, seriam grandes ameaças à Protostega. Da mesma maneira que as tartarugas de hoje, as fêmeas deviam migrar centenas de quilômetros para depositar seus ovos nas areias das praias e certamente teriam dificuldade em arrastar seus corpos particularmente pesados para fora da água.
    Fósseis do animal foram encontrados no oeste do Kansas e no Alabama, Estados Unidos. A espécie, Protostega gigas, foi descoberta em 1871 e nomeada por Edward Drinker Cope, em 1872.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Subordem: Cryptodira
Família: †Protostegidae
Gênero: †Protostega
Espécie: †Protostega gigas

Reconstrução de Protostega no Tellus Science Museum, em Cartersville, Geórgia, EUA.
Crédito: Dmitry Bogdanov, 2008

5 comentários:

  1. confesso q n conhecia a prostotega, obg por me apresentá-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada! Eu que agradeço por acompanhar a página!

      Excluir
  2. Felipe, mas não tem Cratochelone que estimam que tenha 4 m superando a Protostega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Vinícius. Embora só se conheçam poucos fragmentos de ossos, estima-se que ela seria maior que a Protostega. Valeu pelo aviso!

      Excluir
    2. De nada, fico sempre feliz em ajudar.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.