15 setembro 2018

Hipsilofodonte, o pequeno corredor

Grupo de hipsilofodontes cruza um riacho.
© James Field, 2017

    O hipsilofodonte ("dente de Hypsilophus", antigo nome científico da iguana) é um dinossauro ornitísquio do início do Cretáceo, que viveu na Inglaterra, de 130 a 125 milhões de anos atrás. Era um pequeno animal bípede e herbívoro, ou possivelmente onívoro, que chegava a 1,8 m de comprimento, 50 cm de altura e 20 kg. Provavelmente vivia em grupos.

© Mundo Pré-Histórico

    Ágil corredor, o hipsilofodonte podia chegar a cerca de 32 km/h e tinha um esqueleto leve, postura baixa e aerodinâmica, pernas longas e cauda enrijecida por tendões ossificados, para equilíbrio. Apesar de ter convivido com as linhagens mais avançadas de ornitísquios no Cretáceo, esse dinossauro possuía uma série de características primitivas, como cinco dígitos em cada mão, quatro dígitos em cada pé e cinco dentes pontudos na frente da maxila superior. No entanto, o quinto dedo da mão ganhou uma função especializada: sendo opositor aos demais, era capaz de agarrar o alimento. Sua cabeça relativamente grande e afunilada era equipada com um bico afiado, usado para mordiscar vegetação baixa. Dezenas de dentes largos ao fundo da boca, provavelmente envolvidos por bochechas (uma característica mais avançada), afiavam-se com o próprio uso e eram substituídos ao longo de toda a vida do animal.
    Descoberto em 1849, mas só reconhecido como um novo gênero em 1869, o hipsilofodonte tem sido tradicionalmente classificado como um membro primitivo dos ornitópodes (Ornithopoda), mas uma análise de 2017 colocou-o em uma posição anterior ao grupo dos cerápodes (ornitópodes, ceratópsios e paquicefalossauros) na árvore filogenética. Os fósseis do animal foram encontrados exclusivamente na Ilha de Wight, na costa sul da Inglaterra - achados de outros locais da Europa e até dos Estados Unidos são hoje considerados espécies semelhantes, mas de gêneros distintos.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Clado: †Neornithischia
Gênero: †Hypsilophodon
Espécie: †Hypsilophodon foxii

Réplica de hipsilofodonte no Museu de Ciências Naturais da Bélgica, parte do Instituto Real Belga de Ciências Naturais, em Bruxelas.
Ao ser descoberto, pensou-se que o hipsilofodonte era uma nova espécie de Iguanodon, nome que significa "dente de iguana". Vinte anos depois, com a descoberta de mais fósseis, Thomas Henry Huxley percebeu que ele não era um iguanodonte e o nomeou como Hypsilophodon ("dente de Hypsilophus), fazendo analogia a outro gênero de lagarto herbívoro atual: Hypsilophus ("crista alta"). Ironicamente, hoje Hypsilophus é tratado como sinônimo do gênero Iguana, o que significa que os dois dinossauros foram batizados com base no mesmo animal.
© Vladimir Nikolov, 2010
Inicialmente, imaginava-se que o hipsilofodonte escalava árvores para se proteger e que seu dedão do pé era oposto como o das aves, permitindo que ele se empoleirasse nos galhos. Essa interpretação foi refutada em 1969, quando Peter Galton demonstrou que a criatura vivia no chão e era adaptada para correr.
Crédito: Ralph S. Coventry Associates

Um comentário:

  1. O hipsilofodonte é mais um exemplo de ornitísquio basal com cara de herbívoro genérico, kkkk!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.