7 de março de 2016

Saturnalia, um velho brasileiro

© Rodolfo Nogueira/Fapesp

O Saturnalia é um pequeno dinossauro do começo do Triássico, que viveu no sul do Brasil há 225 milhões de anos - um dos dinossauros mais antigos já descobertos. Provavelmente herbívoro, crescia até cerca de 1,5 m de comprimento e 50 cm de altura, pesando 50 kg. É bastante similar ao também brasileiro guaibassauro.
A natureza primitiva do Saturnalia, combinada com sua mistura de características de sauropodomorfos e terópodes, tornou difícil classificá-lo. Entretanto, nas análises mais recentes ele é considerado um gênero primitivo de sauropodomorfo (o grupo dos grandes saurópodes e seus ancestrais). Esse dinossauro quadrúpede podia também apoiar-se sobre apenas duas patas, para alcançar vegetação mais alta ou fugir de predadores. Como seu crânio e suas mãos se parecem com os de um animal carnívoro, não é impossível que o Saturnalia incluísse também pequenos organismos ou carniça em sua dieta.
Foi encontrado em 1998, pelo paleontólogo mineiro Max Langer, no sítio paleontológico Sanga da Alemoa, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. O nome do animal vem dos antigos festivais romanos chamados de Saturnália, que lembram o carnaval dos dias de hoje, período em que o dinossauro foi descoberto. Nomeado em 1999, o epíteto específico da espécie (tupiniquim) deriva do guarani e designa "aquilo que é natural do Brasil".

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: † Sauropodomorpha
Família: † Guaibasauridae
Subfamília: † Saturnaliinae
Gênero: † Saturnalia
Espécie: † Saturnalia tupiniquim

© Mundo Pré-Histórico

© Felipe Alves Elias
© 2011 Felipe Alves Elias

Fontes: Prehistoric WildlifeWikipedia (versão em inglês) e Ciência e Diversão.

2 comentários:

  1. Vcs viram no jornal da globo um novo membro descoberto da família dos tiranossauros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. É o Timurlengia, que os cientistas acreditam ser um ancestral do tiranossauro!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.