07 março 2016

Saturnália, um velho brasileiro

© Rodolfo Nogueira / Fapesp

    O saturnália é um pequeno dinossauro do começo do Triássico, que viveu no sul do Brasil há 225 milhões de anos - um dos dinossauros mais antigos já descobertos. Provavelmente herbívoro, crescia até cerca de 1,5 m de comprimento e 50 cm de altura, pesando 50 kg. É bastante similar ao também brasileiro guaibassauro.

© Mundo Pré-Histórico

    A natureza primitiva do saturnália, combinada com sua mistura de características de sauropodomorfos e terópodes, tornou difícil classificá-lo. Entretanto, nas análises mais recentes ele é considerado um gênero primitivo de sauropodomorfo (o grupo dos dinossauros herbívoros de pescoço alongado). Esse dinossauro quadrúpede podia também apoiar-se sobre apenas duas patas, para alcançar vegetação mais alta ou fugir de predadores. Como seu crânio e suas mãos se parecem com os de um animal carnívoro, não é impossível que o saturnália incluísse também pequenos organismos ou carniça em sua dieta.
    Foi encontrado em 1998, pelo paleontólogo mineiro Max Langer, no sítio paleontológico Sanga da Alemoa, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. O nome do animal vem dos antigos festivais romanos feitos em honra ao deus Saturno e chamados de Saturnália, que lembram o carnaval dos dias de hoje, período em que o dinossauro foi descoberto. Nomeado em 1999, o epíteto específico da espécie (S. tupiniquim) deriva do guarani e designa aquilo que é natural do Brasil.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: †Sauropodomorpha
Família: †Saturnaliidae
Gênero: †Saturnalia
Espécie: †Saturnalia tupiniquim

© Felipe Alves Elias
© Felipe Alves Elias, 2011

Fontes: Ciência e DiversãoPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

4 comentários:

  1. Anônimo15/3/16

    Vcs viram no jornal da globo um novo membro descoberto da família dos tiranossauros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. É o Timurlengia, que os cientistas acreditam ser um ancestral do tiranossauro!

      Excluir
    2. Felipe, eu conheço esse tal do Timurlengia!, mas nunca encontrei uma pagina sua do Timurlengia... se você tiver uma pagina do TIMURLENGIA, por favor me mande o link dessa pagina!.

      Excluir
    3. Ainda não tem, mas posso fazer algum dia.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.