22 novembro 2011

Goyocephale

© Brian Franczak

Atualizado em abril de 2015

    Goyocephale ("cabeça adornada") é um paquicefalossaurídeo que viveu nas florestas da Ásia durante o final do Cretáceo, entre 85 e 70 milhões de anos atrás, onde hoje é a Mongólia. Pesava de 10 a 40 kg e media cerca de 2 m de comprimento.

© Mundo Pré-Histórico

    Seus membros eram delicados, mas a espinha dorsal, reforçada por tendões ossificados ligados às vértebras. O crânio achatado e ornamentado por nódulos tem muita semelhança com o do homalocéfalo, porém as proporções do corpo diferenciam os dois animais. Esses herbívoros são uns dos poucos paquicefalossauros que não possuem o típico domo em cima da cabeça. Isso pode indicar que o holótipo do Goyocephale era de um indivíduo imaturo, ou que esse era um gênero mais primitivo. Apenas com descobertas adicionais, entretanto, poderemos ter uma resposta mais certa.
    Os fósseis foram encontrados durante uma expedição paleontológica mongol-polonesa ao deserto de Gobi, e a espécie foi nomeada e descrita por Altangerel Perle, Teresa Maryańska e Halszka Osmólska em 1982, a partir de um crânio incompleto e fragmentos do esqueleto.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Subordem: †Pachycephalosauria
Família: †Pachycephalosauridae
Gênero: †Goyocephale
Espécie: †Goyocephale lattimorei

Crédito: (autor desconhecido)
© Erik Christpher Omtvedt

Fontes: HowStuffWorksPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.