21 maio 2018

Rhyniognatha, o inseto mais antigo

O fóssil singular permaneceu intocado no Museu de História Natural de Londres por mais de 70 anos.
Crédito: Museu de História Natural de Londres / Alamy Stock Photo

    Rhyniognatha ("mandíbulas de Rhynie") é considerado o mais antigo inseto conhecido do mundo. Viveu no norte da Europa e surgiu bastante cedo no Devoniano, entre 407 e 396 milhões de anos atrás, quando os primeiros ecossistemas terrestres do planeta estavam sendo formados. Lembra superficialmente uma traça-dos-livros atual e media, possivelmente, 5 mm de comprimento.

© Mundo Pré-Histórico

    Como outros insetos de seu tempo, o Rhyniognatha provavelmente alimentava-se de folhas com esporângios (os órgãos das plantas que produzem esporos), embora pudesse igualmente comer outros insetos ou artrópodes. Mastigava a comida com um par de mandíbulas eficientes e dicondílicas (ou seja, com duas articulações cada), uma estrutura encontrada somente nos insetos alados. Isso sugere que as asas já haviam evoluído nessa época e que o próprio Rhyniognatha pudesse voar. Portanto, os primeiros insetos provavelmente apareceram muito antes, no início do período Siluriano. O voo dos insetos pode ter evoluído em conjunto com o dramático aumento de altura das plantas terrestres durante o Devoniano, ajudando-os a controlar a descida dos ramos de onde obtinham alimento.
    Partes da cabeça e boca, preservadas em um fragmento de sílex, foram coletadas em 1919, nas jazidas de Rhynie, na Escócia. Em 1926, os pesquisadores S. Hirst e S. Maulik descreveram o achado como um artrópode colêmbolo da espécie Rhyniella praecursor. Em 1928, o fóssil foi reclassificado como um artrópode genérico e renomeado como Rhyniognatha hirsti, pelo entomologista Robin John Tillyard. Somente em 2004, com o auxílio de microscópios de maior precisão, descobriu-se que era um inseto verdadeiro, o mais antigo que se conhece e, ainda assim, bastante avançado.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Gênero: †Rhyniognatha
Espécie: †Rhyniognatha hirsti

Imagens vistas por microscópio e interpretação das estruturas do animal. No canto superior direito, uma restauração da cabeça de Rhyniognatha, com seus palpos (em azul) e mandíbulas (em vermelho).
Crédito: Carolin Haug e Joachim T. Haug, 2017

Fontes: BBC NEWS, Folha de S.PauloNew Scientist e Wikipedia.

2 comentários:

  1. Gaspar Joao2/8/21

    eu vendo a postagem da rhyniognatha lembrei que muitos fosseis sao descobertos e colocados em caixas e so depois de anos sao analisados isso aconteceu com o pelagornis thanatotheristes e muitos outros isso acontece por quais motivos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente, quando os paleontólogos vão a campo, eles encontram mais material do que conseguem analisar, pois esse é um trabalho minucioso que pode levar anos. Com a falta de profissionais para estudá-los e, muitas vezes, de recursos financeiros também, vários desses fósseis podem acabar empoeirando em armários de museus por décadas.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.