16 maio 2018

Genyornis, o último pássaro-trovão

© Roman Uchytel / Science Photo Library

    O Genyornis ("ave da mandíbula", em grego) é uma antiga ave não voadora que viveu na Austrália entre 1,8 milhão e 40 mil anos atrás, no final do Pleistoceno. Com até 2,25 m de altura e 250 kg, era uma ave grande e volumosa, com asas pequenas e pernas fortes. Seus parentes vivos mais próximos são os patos e gansos. Foi o último membro da família de aves Dromornithidae, conhecidas como "pássaros-trovão" ou "patos demoníacos", das quais o maior representante é o gigante Dromornis.

© Mundo Pré-Histórico

    Suas pernas musculosas lhe permitiam correr relativamente rápido, apesar do tamanho. Possuía garras em forma de casco nos pés e um bico grande e afiado, com o qual comia frutas e nozes. Sua cabeça em forma de cunha tinha uma mandíbula funda e bastante reforçada, capaz de exercer uma grande força ao longo do bico. O Genyornis distribuía-se pelo sul e leste da Austrália, em habitats que variavam de florestas abertas a savanas. Segundo indicam os registros fósseis, vivia em grupos, que se reuniam em locais de nidificação.

Crédito: Peter Trusler

    A espécie foi descrita em 1896. Crânios e esqueletos completos são conhecidos, embora muitos fragmentados, além de gastrólitos, pegadas e pedaços de cascas de ovos. Fósseis já foram encontrados em associação com artefatos humanos, incluindo pinturas rupestres detalhadas - o Genyornis coexistiu com os primeiros aborígenes do continente durante 15 mil anos, ao menos. Como essa ave declinou e desapareceu em um curto período, a atividade humana tem sido apontada como a causa mais plausível para sua extinção e a de muitas outras espécies australianas da época.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Infraclasse: Neognathae
Superordem: Galloanserae
Ordem: †Gastornithiformes
Família: †Dromornithidae
Gênero: †Genyornis
Espécie: †Genyornis newtoni

Esqueletos de Genyornis e Diprotodon expostos no Museu de Melbourne, Austrália.
Crédito: Craig Dylke, 2008
Esta arte rupestre aborígene de 40 mil anos, encontrada em 2008 na Terra de Arnhem, norte da Austrália, pode ser a pintura mais antiga do continente. Ela representa duas aves semelhantes a emus, com todas as características do Genyornis.
Crédito: Ben Gunn

Fontes: Australian Museum, Melbourne Museum, The Conversation, ThoughtCoWikipedia.

11 comentários:

  1. Eita... Isso frito com uma farofinha hein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKK Por isso eles estão extintos!

      Excluir
    2. Kkkkkk, Ótima postagem, teria algum membro desta família que seria carnívoro?

      Excluir
    3. Não se sabe ao certo, mas acredita-se que ao menos alguns dromornitídeos podem ter sido parcialmente carnívoros ou carniceiros, como o Bullockornis, que tinha um bico robusto e afiado.

      Excluir
    4. Legal, eles então tomariam o lugar das aves do terror? Achei bem bonita esta ave

      Excluir
    5. Na verdade, não. As duas famílias viveram ao mesmo tempo, porém, enquanto as aves-do-terror (Phorusrhacidae) viveram nas Américas (possivelmente, na África e na Europa também), os pássaros-trovão (Dromornithidae) estiveram restritos à Austrália. Além disso, o consenso atual é que os dromornitídeos eram mesmo herbívoros, ao contrário dos forusracídeos, que chegaram a representar os maiores predadores sul-americanos.

      Excluir
  2. qual foi o primeiro passaro trovao ou pelo menos o mais antigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barawertornis tedfordi e Dromornis murrayi são as espécies mais antigas conhecidas, tendo vivido do final do Oligoceno ao início do Mioceno. Porém, possíveis pegadas datam ainda do início do Eoceno.

      Excluir
  3. a aepyornis maximus e mesmo a maior ave que ja existiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente esse título é do Vorombe titan, identificado como um gênero diferente de Aepyornis em 2018.

      Excluir
  4. Fico me imaginando. Como seria conviver com uma ave dessa até hoje?
    Da para notar que o Genyornis era menor, em termo de tamanho, do que um avestruz, mas é mais pesado.
    Talvez, uma das coisas bizarras sobre o Genyornis, uma ave de 250 kg, era parente dos patos e gansos, que podem pesar até uns 15 kg, kkkkkk!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.