Dois Yaverlandia investigam um toco de árvore tomado por cupins. Crédito: Mark Witton |
Atualizado em setembro de 2024
O Yaverlandia (cujo nome é uma referência à vila costeira de Yaverland, onde foi descoberto) é um pequeno dinossauro terópode que viveu durante a idade Hauteriviana do Cretáceo Inferior, há 125 milhões de anos, no sul da Inglaterra. Tinha 1 m de comprimento, 30 cm de altura e cerca de 10 kg. Devia se alimentar de pequenas criaturas, como mamíferos, lagartos e insetos.
Pertencendo ao grupo dos manirraptores, era um animal bípede e carnívoro, quase certamente coberto por penas. O topo do seu crânio era relativamente espesso e possuía dois pequenos nódulos ósseos, características que o levaram, originalmente, a ser considerado um paquicefalossauro, família de dinossauros conhecidos por suas cabeças espessas. Pouco se sabe sobre a espécie porque somente dois tetos cranianos parciais são conhecidos. No entanto, baseando-se pela época e lugar em que viveu, sabe-se que o Yaverlandia conviveu com o nodossauro polacanto, o neornitísquio hipsilofodonte, o iguanodontídeo mantelissauro, o espinossaurídeo bariônix, o dromeossaurídeo Vectiraptor, o plesiossauro Vectocleidus e o crocodilomorfo Hylaeochampsa.
Descoberto em 1930, na Formação Wessex, na Ilha de Wight, os fósseis do animal foram referidos como um iguanodontídeo, atribuídos ao gênero Vectisaurus em 1936 (hoje, Vectisaurus é sinônimo de Mantellisaurus). Em 1971, o paleontólogo Peter Malcolm Galton os batizou como Yaverlandia bitholus e descreveu a nova espécie como o mais antigo paquicefalossauro conhecido. Entretanto, diversos pesquisadores posteriormente o reclassificaram como um terópode, possivelmente um manirraptor. Em 2012, novos materiais foram reportados, mas estes ainda não foram descritos.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Clado: Maniraptoriformes
Clado: Maniraptora
Espécie: †Yaverlandia bitholus
Réplica do crânio de Yaverlandia. |
Crédito: Cisiopurple, 2019 |
Mais que espécie complicada,paquicefalossauro ou maniraptor?
ResponderExcluirDe acordo com as pesquisas mais recentes, manirraptor.
ExcluirÉ realmente interessante. Uma hora dizem que é um paquicéfalossaurideo e outra dizem que é um manirraptor.
ResponderExcluira quamto tempo os cupims existem
ResponderExcluirDesde o início do Cretáceo, pelo menos, há mais de 100 milhões de anos.
ExcluirInteressante
ResponderExcluir