08 abril 2011

Dunkleosteus - uma armadura poderosa

Crédito: (autor desconhecido)

Atualizado em maio de 2014

O Dunkleosteus (do grego "ossos de Dunkle", homenagem a David Dunkle) é um peixe que viveu durante o período Devoniano, entre 380 e 360 milhões de anos atrás, nos mares rasos de todo o mundo. Alcançava 10 m de comprimento e 4 toneladas.
Sua grossa armadura, composta por placas ósseas que chegavam a 5 cm de espessura, protegia a cabeça arredondada e o tórax robusto. Por causa disso, foi provavelmente um nadador lento, mas perigoso, que atacava por emboscada. Um dos maiores peixes placodermos, Dunkleosteus encontrava-se no topo da cadeia alimentar da época. Em vez de dentes, possuía dois pares de placas ósseas afiadas, que formavam uma estrutura em forma de bico. Sua mordida era incrivelmente rápida e poderosa, podendo chegar a 7.400 newtons, capaz de perfurar conchas de amonites e o revestimento de artrópodes e outros placodermos. Também comia peixes e tubarões, além de haver evidências de canibalismo.
Apesar de toda essa magnificência, sua digestão não era muito eficiente, pois os fósseis são frequentemente encontrados em associação a restos alimentares com ossos parcialmente digeridos e regurgitados. Como as únicas partes do Dunkleosteus que se preservaram são as placas ósseas da blindagem, a reconstrução do seu corpo foi baseada em placodermos menores e mais bem conservados, como Coccosteus.
Numerosos fósseis já foram encontrados no Canadá, nos Estados Unidos, na Polônia, na Bélgica e no Marrocos. O Dunkleosteus foi nomeado em 1956 para homenagear David Dunkle, então curador do Museu de História Natural de Cleveland, Ohio, EUA. A espécie-tipo, D. terrelli, foi originalmente descrita no gênero Dinichthys, em 1873. Cerca de 10 espécies diferentes de Dunkleosteus são conhecidas até agora.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: † Placodermi
Ordem: † Arthrodira
Família: † Dunkleosteidae
Gênero: † Dunkleosteus
Espécies: † Dunkleosteus terrelli, † D. denisoni, † D. marsaisi, † D. magnificus, † D. missouriensis, † D. newberryi, † D. raveri, † D. amblyodoratus e (?) † D. belgicus

© Mundo Pré-Histórico 
© Dmitry Bogdanov 
Reconstrução da armadura de Dunkleosteus, tudo o que se conhece dele.
Crédito: The Field Museum

31 comentários:

  1. Eu Conheci o Dunkleosteus a partir de um jogo chamado Hungry Shark Evolution no qual ele se chama Papaizão, ele realmente é poderoso, e acho que esqueceram de citar mais a boca dele é imensa, podendo facilmente engolir milhares de peixes em apenas segundos... a forma dele é meio parecida com a de um peixe e ele tem várias escamas...
    Mais pelo visto só são encontrados fósseis da cabeça dele... ótima análise e ótima explicação da biografia do tal. parabéns Ricardo H. Brunetto e valeu pelas informações... kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm mas la eles mentem mt seria impossivel ele ser responsavel pela extinsao do megalodon(viveram em periodos brm distantes e o megalodon era mt maior)la tbm diz q o mosassauro era pequeno mas na vdd ele tinha o dobro do tamanho do dunkleosteus

      Excluir
    2. porque era uma brincadera pra dizer quem e o mais forte

      Excluir
    3. Já joguei a evolução ele e mais melhorados

      Excluir
    4. Eu não bm conheci ele apatir do hungry shark

      Excluir
  2. eu gostei da sua explicaçao

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18/5/17

    o dunkleosteus tinha uma mordida forte por causa da armadura dele .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua mordida era forte por causa do mecanismo de abertura das maxilas, que ligava o crânio, o escudo torácico e a mandíbula por juntas móveis. A armadura do Dunkleosteus suportava os poderosos músculos. Ele podia abrir e fechar a boca extremamente rápido e, assim, produzir uma força de mordida de até 7000 N.

      Excluir
  4. Anônimo2/2/18

    O megalodon tem a maior mordida do mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22/3/18

      na verdade não a mordida do dunkleoteus era mais forte

      Excluir
    2. Tamanho nem sempre é documento.
      Porém a lerdeza do Dunkleosteus corresponde isso.

      Excluir
    3. Anônimo5/9/18

      Exatamente,tamanho não é documento, se o homem foi capaz de extinguir mtas espécies ao longo da história mtas vezes do dobro de nosso tamanho, um dunkleosteus poderia extinguir o megalodon por emboscadas ou caça em cardume.

      Excluir
    4. Estima-se que a mordida do megalodonte era mais forte que a do Dunkleosteus, até 24 vezes mais! Em compensação, o Dunkleosteus era mais bem protegido. É importante lembrar, porém, que na vida real as duas criaturas nunca se encontraram, tendo sido separadas por mais de 330 milhões de anos!

      Excluir
  5. Anônimo2/2/18

    O dunkleosteus perderia feio pro megalondonte

    ResponderExcluir
  6. Anônimo20/7/18

    Megalodonte era fofa e .final

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20/7/18

    Minhaunica dúvida era se o megalodonte se encontrasse com o. Dunkleosteus seria capaz de comelo ou matalo pois sei que ele tem a carapaça dura e etc mas o mega shark tinha sua ferocidade em chacoalhar e se movimentar ou seja podia sim levar uma baita mordida mas será que uma mordida de um tubarão desses não seria capaz de arrancar suacabeca do corpo já que ele só era duro mas não impenetravel? Me respondam ai pois sei que uma armadura de placa óssea nao seria capaz de aguentar tanta mordida em pouco tempobpois o megalodon além de grande era rapido

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/8/18

    Gostei das explicaçoes obrigada😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Volte sempre e siga o blog no Facebook!

      Excluir
  9. oi Felipe gostaria de saber o que é o cladoselache

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cladoselache é um gênero de tubarão extinto que surgiu no período Devoniano. Chegava a 1,8 m de comprimento e viveu nos mares da América do Norte. Mais detalhes em uma futura postagem. Aguarde!

      Excluir
  10. felipe uma sugestao e o titanichthys uma criatura que bateu o record da natureza como o maior placoderme que ja existiu desculpa dar tantas sugestoes

    ResponderExcluir
  11. Uma dúvida quanto a força de mordida de Dunkleosteus, Felipe!
    Qual é de fato a força de mordida desse peixe? Pois vejo estimativas entre 6,000 e 7.400 newtons, mas, ultimamente eu vejo muitas estimativas entre 4.400 e 5.300 newtons sendo divulgadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a estimativa continua sendo de 7.400 N. Não encontrei nada que diga que ela tenha sido reduzida.

      Excluir
  12. O baculites ja passou aí? Se não tais o blog dele?

    ResponderExcluir
  13. Felipe, o Dunkleosteus agora tem um comprimento de 3 a 4 metros

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.