10 de abril de 2011

Confuciusórnis, a primeira ave com bico

(Atualizado em setembro de 2013)
© yty2000

O confuciusórnis ("ave de Confúcio") viveu no leste da Ásia no início do Cretáceo, de 125 a 120 milhões de anos atrás. Do tamanho de um corvo, media até 60 cm de comprimento e pesava entre 200 g e 1,5 kg. Mantinha hábitos diurnos e uma dieta de sementes, peixes e insetos, que encontrava nas florestas às margens de lagos.
A mais antiga ave com bico conhecida, o confuciusórnis é mais avançado que o arqueópterix em possuir uma cauda óssea curta e não ter dentes, porém mais primitivo do que as aves modernas por manter as garras nas asas e ter um esterno (osso do peito) relativamente pequeno. Provavelmente eram machos os indivíduos que tinham penas longas na cauda, usadas para exibição, enquanto as fêmeas eram menores e com caudas mais curtas. As asas são longas e estreitas, com penas compridas apropriadas a voos rigorosos.
Os fósseis do confuciusórnis foram descobertos na China, em 1993, e batizados em homenagem ao filósofo chinês Confúcio. Eles são muito comuns e encontrados em concentrações de dezenas de indivíduos: bandos inteiros que morreram por causa das cinzas, do calor e dos gases tóxicos de erupções vulcânicas. Em 2010, um grupo de cientistas examinou fósseis com melanossomos (unidades de uma célula que contêm cores) preservados, e foi possível descobrir - algo inédito - que o confuciusórnis tinha penas brancas, laranja, marrons e pretas.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Clado: † Confuciusornithiformes
Família: † Confuciusornithidae
Gênero: † Confuciusornis
Espécies: † Confuciusornis sanctus, † C. dui, † C. feducciai e † C. jianchangensis


© Mundo Pré-Histórico
© Dorling Kindersley

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica e About.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.