10 abril 2011

Confuciusórnis, a primeira ave com bico

© yty2000

Atualizado em agosto de 2017

O confuciusórnis ("ave de Confúcio") viveu no leste da Ásia no início do Cretáceo, de 125 a 120 milhões de anos atrás. Do tamanho de um corvo, media até 60 cm de comprimento e pesava entre 200 g e 1,5 kg. Mantinha hábitos diurnos e uma dieta de sementes, peixes e insetos, que encontrava nas florestas às margens de lagos.
A mais antiga ave com bico conhecida, o confuciusórnis é mais avançado que o arqueópterix em possuir uma cauda óssea curta e não ter dentes, porém mais primitivo do que as aves modernas por manter as garras nas asas e ter um esterno (osso do peito) relativamente pequeno. Provavelmente eram machos os indivíduos que tinham penas longas na cauda, usadas para exibição, enquanto as fêmeas eram menores e com caudas mais curtas. As asas são longas e estreitas, com penas compridas apropriadas a voos rigorosos.
Os fósseis do confuciusórnis foram descobertos na China, em 1993, e batizados em homenagem ao filósofo chinês Confúcio. Eles são muito comuns e encontrados em concentrações de dezenas de indivíduos: bandos inteiros que morreram por causa das cinzas, do calor e dos gases tóxicos de erupções vulcânicas. Em 2010, um grupo de cientistas examinou fósseis com melanossomos (unidades de uma célula que contêm cores) preservados, e foi possível descobrir - algo inédito - que o confuciusórnis tinha penas brancas, laranja, marrons e pretas.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Avialae
Clado: Pygostylia
Clado: † Confuciusornithiformes
Família: † Confuciusornithidae
Gênero: † Confuciusornis
Espécies: † Confuciusornis sanctus, † C. dui, † C. feducciai e † C. jianchangensis

© Mundo Pré-Histórico
© Dorling Kindersley

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica e About.com.

3 comentários:

  1. o confuciornis nao parece ter o bico tao duro como aves modernas por que criaturas como archaeopterix sao considerados aves se nao tem bico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não estão no mesmo grupo das aves modernas, mas pertencem a linhagens intermediárias entre os dinossauros e as aves. Na verdade, devido à mistura de características, é muito difícil separar o que é dinossauro e o que é ave. Por isso, hoje se diz, simplesmente, que as aves SÃO dinossauros.

      Excluir
  2. Felipe obrigado pela resposta eu mudei de aparelho antes eu ussava Notebook agora tô no celular da minha mãe😐🙃

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.