© Raúl Martín, 2006 |
Atualizado em setembro de 2024
O troodonte (do grego "dente lesivo") é um gênero potencialmente duvidoso de dinossauro terópode, uma vez que é representado somente por dentes fossilizados, que viveu durante a idade Campaniana do Cretáceo Superior, entre 77,5 e 76,5 milhões de anos atrás. Membro da família dos troodontídeos, este é um gênero de dinossauro de grande importância histórica, tendo sido um dos primeiros descobertos na América do Norte.
Seu nome se refere aos seus dentes serrilhados, diferentes dos da maioria dos outros terópodes conhecidos na época em que foi descoberto. Os dentes do troodonte tinham serrilhas proeminentes, voltadas para cima, que, no entanto, são mais semelhantes às serrilhas vistas em dentes de répteis herbívoros, o que sugere uma dieta possivelmente onívora. Os padrões de desgaste dos dentes não são compatíveis com mastigação de ossos, exoesqueletos de invertebrados ou material vegetal duro, indicando que o animal, em vez disso, comia alimentos macios. Sendo um troodontídeo derivado, parente próximo do Zanabazar e do Saurornithoides, o troodonte também devia possuir braços relativamente curtos e robustos e uma garra aumentada no segundo dedo de cada pé, semelhante à garra dos dromeossaurídeos (por exemplo, velocirraptor). Esta pode ter sido uma adaptação útil para caçar pequenos animais, como o mamífero Alphadon.
O dente no qual se baseia a descrição da espécie Troodon formosus (seu holótipo), em diferentes vistas. |
Descoberto em outubro de 1855, foi um dos primeiros dinossauros encontrados na América do Norte, embora se pensasse, até 1877, que ele era um lagarto. A espécie Troodon formosus foi batizada em 1856, por Joseph Leidy, com base em um único dente encontrado na Formação Judith River, em Montana, EUA. Por causa disso, o gênero Troodon historicamente teve uma classificação bastante instável. Em 1901, Franz Nopcsa o agrupou na família Megalosauridae e, em 1924, Charles Gilmore sugeriu que o dente pertencia ao paquicefalossauro Stegoceras - durante muitos anos, a família Pachycephalosauridae ficou conhecida como Troodontidae. Em 1945, Charles Sternberg rejeitou a possibilidade do troodonte ser um paquicefalossauro devido à similaridade de seus dentes com os de dinossauros carnívoros. Com o troodonte agora considerado um terópode, os dinossauros de cabeça espessa finalmente ganharam um novo nome de família, Pachycephalosauridae.
Diversos espécimes bem conhecidos de troodontídeos de outras formações rochosas norte-americanas (como a Formação Dinosaur Park, em Alberta, Canadá, e as formações Lance e Hell Creek, nos Estados Unidos) já foram classificados como Troodon formosus. Entretanto, novas análises, em 2017, concluíram que este gênero não é diagnosticável além do nível de família, devido à falta de material esquelético, e atribuíram tais espécimes a outros gêneros, nomeadamente Stenonychosaurus, Latenivenatrix e Pectinodon. Dessa forma, Troodon formosus seria um nomen dubium, isto é, um nome científico de aplicação duvidosa.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Troodontidae
Subfamília: †Troodontinae
Gênero: †Troodon
Espécie: †Troodon formosus
Espécie: †Troodon formosus
Poderia me dizer se o gênero Troodon é considerado duvidoso?
ResponderExcluirComo o fóssil original (o holótipo) de Troodon é um único dente, o gênero acumula um histórico de classificação bastante conturbado. Diversos outros fósseis de troodontídeos encontrados por toda a América do Norte já foram atribuídos à espécie Troodon formosus.
ExcluirNos últimos anos, grande parte desse material foi dividida em diferentes espécies e gêneros. Uma análise mais completa ainda precisa ser feita, mas como o holótipo de Troodon é muito fragmentário e difícil de ser diagnosticado, ele pode mesmo ser um gênero duvidoso.
Valeu, dava com dúvida nisso
ExcluirFelipe, o gênero Troodon voltou a ser apenas um taxo de lixeira.
ExcluirNa verdade, é o seguinte: ele hoje é considerado um "táxon lixeira" porque no passado vários fósseis eram "jogados" dentro dele por meras semelhanças superficiais. Com a remoção de muitos de seus materiais para outros gêneros, Troodon agora inclui somente dentes fossilizados e, portanto, é um gênero duvidoso.
ExcluirEntendi 🙂
ExcluirUma dúvida: ele voava ou só tinha asas por aparência como o avestruz?
ResponderExcluirOlá, Nicolas! Os troodontídeos, de maneira geral, não eram capazes de voar. Entretanto, as penas não possuem apenas essa função ou a de enfeite. Provavelmente elas surgiram nos dinossauros como uma forma de mantê-los aquecidos e posteriormente evoluíram para ajudá-los a saltar sobre as presas, planar entre as árvores e, eventualmente, voar.
ExcluirO troodonte é um genero que se tornou inválido certo? O gênero aqual é o dino cabeça é o latenivenatrix e troodonte é um nome meio genérico para o animal o certo seria stenonichosaurus inequalis o troodonte tem uma história de classificação muito duvidosa então o troodonte não existe? Se eu tiver falando bobagem por favor me corrija mais o troodonte existe mesmo?
ResponderExcluirNa prática, o dinossauro que nós conhecemos como um dos mais inteligentes apenas trocou de nome: agora ele é chamado Stenonychosaurus inequalis. Como os fósseis dessa espécie foram movidos para outro gênero (Stenonychosaurus), bem como outros materiais reclassificados como Latenivenatrix, isso deixou o gênero Troodon representado por um único dente, o que torna difícil dizer se ele é mesmo válido.
ExcluirAinda vou explicar isso melhor quando eu editar essa postagem, mas espero ter ajudado!
Cara voce fez o meu dinossauro favorito eu adoro seu blog eu passo horas lendo ele e voce e uma inspiração.
ResponderExcluirIdeia:Fazer uma pagina do blog sobre o universo jurassic world e outros tipos de ficção que envolve dinossauros e fazendo um react sobre o treiler de jurassic world dominion
Muito obrigado mesmo! Ainda vou fazer alguma coisa sobre Jurassic Park/World.
ExcluirGostei do seu Blog gostaria de conversar mais com você.
ResponderExcluirMe chama no Instagram Direct (@felipe.bampi), ou, se quiser, pode comentar aqui no blog mesmo, eu sempre respondo!
ExcluirFoi ele q deu continuidade para as aves q temos hoje?
ResponderExcluirNão. Os troodontídeos, apesar de pertencerem a um grupo de dinossauros terópodes chamado Paraves, que inclui as aves, não deixaram descendentes vivos além do final do Cretáceo.
Excluir