18 abril 2011

Troodonte, o dinossauro "cabeça"

© 2006 Raúl Martín

Atualizado em setembro de 2014

O troodonte (do grego "dentes mordazes") é um pequeno terópode que viveu perto de riachos, córregos e da costa oeste da América do Norte no período Cretáceo, entre 77 e 66 milhões de anos atrás. Media 2,4 m de comprimento, 1 m de altura e pesava 50 kg.
Suas pernas muito longas permitiam correr rapidamente; garras retráteis em forma de foice erguiam-se do segundo dedo de cada pé e funcionavam como uma perigosa arma. Seus antebraços rotativos terminavam em mãos de três dedos capazes de agarrar e segurar objetos. Os olhos muito grandes (que sugerem uma visão aguçada mesmo à noite) eram ligeiramente virados para frente, dando ao troodonte percepção de profundidade. Com um cérebro grande em relação a sua massa corporal, está entre os dinossauros mais inteligentes, comparável às aves modernas.
Todas essas características indicam que ele teria sido um hábil predador, no entanto, os dentes serrilhados são típicos de herbívoros. Por isso, acredita-se que o troodonte era onívoro: além de pequenos lagartos, mamíferos e invertebrados, comia vegetais.
Foi descoberto em 1855, um dos primeiros dinossauros encontrados na América do Norte. Em 1983, em Montana, EUA, fósseis de ninhos e ovos foram descobertos por Jack Horner, quem, junto com seu colega David Varrichio, descreveu um esqueleto parcial de um troodonte adulto chocando uma ninhada de pelo menos cinco ovos.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria 
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: † Troodontidae
Gênero: † Troodon
Espécies: † Troodon formosus, † T. inequalis e (?) † T. asiamericanus

© Mundo Pré-Histórico
Troodonte com penas.
© Melnik Vitaliy
Aparência interna e externa dos ovos alongados de troodonte, os quais eram postos, com a ponta fincada no solo, em ninhos circulares de até 1 m de diâmetro. Cada ninho continha de 16 a 24 ovos.
© Dorling Kindersley
O paleontólogo Dale Russell, em 1982, deu asas à imaginação ao criar uma possível evolução do troodonte e sua grande inteligência, caso não tivesse sido extinto no fim do Cretáceo. Alvo de críticas por parte de outros paleontólogos, a escultura Dinossauroide está no Museu Canadense de Natureza, em Ottawa.

Fontes: National GeographicBBC Walking with Dinosaurs e Wikipedia (versão em inglês).

16 comentários:

  1. Poderia me dizer se o gênero Troodon é considerado duvidoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o fóssil original (o holótipo) de Troodon é um único dente, o gênero acumula um histórico de classificação bastante conturbado. Diversos outros fósseis de troodontídeos encontrados por toda a América do Norte já foram atribuídos à espécie Troodon formosus.
      Nos últimos anos, grande parte desse material foi dividida em diferentes espécies e gêneros. Uma análise mais completa ainda precisa ser feita, mas como o holótipo de Troodon é muito fragmentário e difícil de ser diagnosticado, ele pode mesmo ser um gênero duvidoso.

      Excluir
    2. Valeu, dava com dúvida nisso

      Excluir
    3. Felipe, o gênero Troodon voltou a ser apenas um taxo de lixeira.

      Excluir
    4. Na verdade, é o seguinte: ele hoje é considerado um "táxon lixeira" porque no passado vários fósseis eram "jogados" dentro dele por meras semelhanças superficiais. Com a remoção de muitos de seus materiais para outros gêneros, Troodon agora inclui somente dentes fossilizados e, portanto, é um gênero duvidoso.

      Excluir
  2. Uma dúvida: ele voava ou só tinha asas por aparência como o avestruz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nicolas! Os troodontídeos, de maneira geral, não eram capazes de voar. Entretanto, as penas não possuem apenas essa função ou a de enfeite. Provavelmente elas surgiram nos dinossauros como uma forma de mantê-los aquecidos e posteriormente evoluíram para ajudá-los a saltar sobre as presas, planar entre as árvores e, eventualmente, voar.

      Excluir
  3. Gaspar Joao8/8/21

    O troodonte é um genero que se tornou inválido certo? O gênero aqual é o dino cabeça é o latenivenatrix e troodonte é um nome meio genérico para o animal o certo seria stenonichosaurus inequalis o troodonte tem uma história de classificação muito duvidosa então o troodonte não existe? Se eu tiver falando bobagem por favor me corrija mais o troodonte existe mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na prática, o dinossauro que nós conhecemos como um dos mais inteligentes apenas trocou de nome: agora ele é chamado Stenonychosaurus inequalis. Como os fósseis dessa espécie foram movidos para outro gênero (Stenonychosaurus), bem como outros materiais reclassificados como Latenivenatrix, isso deixou o gênero Troodon representado por um único dente, o que torna difícil dizer se ele é mesmo válido.
      Ainda vou explicar isso melhor quando eu editar essa postagem, mas espero ter ajudado!

      Excluir
  4. Cara voce fez o meu dinossauro favorito eu adoro seu blog eu passo horas lendo ele e voce e uma inspiração.
    Ideia:Fazer uma pagina do blog sobre o universo jurassic world e outros tipos de ficção que envolve dinossauros e fazendo um react sobre o treiler de jurassic world dominion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mesmo! Ainda vou fazer alguma coisa sobre Jurassic Park/World.

      Excluir
  5. Gostei do seu Blog gostaria de conversar mais com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chama no Instagram Direct (@felipe.bampi), ou, se quiser, pode comentar aqui no blog mesmo, eu sempre respondo!

      Excluir
  6. Foi ele q deu continuidade para as aves q temos hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Os troodontídeos, apesar de pertencerem a um grupo de dinossauros terópodes chamado Paraves, que inclui as aves, não deixaram descendentes vivos além do final do Cretáceo.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.