21 de abril de 2011

Pterygotus, o escorpião do mar

(Atualizado em março de 2015)
© 2001 Dorling Kindersley

O Pterygotus ("animal com asa") é um artrópode marinho que viveu do período Siluriano ao Devoniano, entre 440 e 410 milhões de anos atrás, nos mares rasos litorâneos de todo o mundo. Um dos maiores do grupo dos escorpiões-do-mar (os euriptéridos), alcançava 1,6 m de comprimento.
Era um exímio nadador, que locomovia-se com velocidade através da água, movimentando sua cauda para cima e para baixo. Pterygotus atacava peixes, trilobitas e outros animais ao enterrar-se na areia e pegá-los de surpresa com suas pinças dentadas.
Possuía quatro pares de apêndices locomotores pequenos e delgados, um quinto par modificado em remos e um par de enormes garras (quelíceras) à frente da boca. O abdome era composto por doze segmentos, dois quais os seis primeiros continham pares de brânquias e os órgãos sexuais do animal. A cauda não era pontiaguda como na maioria dos euriptéridos, mas terminava em um remo amplo e plano. Grandes olhos compostos localizavam-se um de cada lado da cabeça, além de dois outros bem menores no centro; sua visão devia ser excepcionalmente boa para um animal de sua época.
Foi um dos últimos escorpiões-marinhos gigantes: espécies posteriores se tornaram menores e mais ágeis. Fósseis de Pterygotus foram encontrados em todos os continentes, exceto a Antártida. Embora estes sejam comuns, esqueletos completos são raros.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Merostomata
Ordem: † Eurypterida
Superfamília: † Pterygotioidea
Família: † Pterygotidae
Gênero: † Pterygotus
Espécies: † Pterygotus anglicus, † P. arcuatus, † P. australis, † P. barrandei, † P. bolivianus, † P. carmani, † P. cobbi, † P. denticulatus, † P. floridanus, † P. gaspesiensis, † P. grandidentatus, † P. impacatus, † P. kopaninensis, † P. lanarkensis, † P. lightbodyi, † P. ludensis, † P. marylandicus e † P. monroensis


© Mundo Pré-Histórico
© Nuko
Fóssil de Pterygotus completo em sua rocha matriz, encontrado no estado de Nova York, EUA.
Foto: Langheinrich Museum Collection

Fontes: Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-históricaWikipedia (versão em inglês) e Prehistoric Wildlife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.