18 de março de 2011

Criolofossauro, o dinossauro de topete

(Atualizado em dezembro de 2014)
Criolofossauros atacam um glacialissauro, pequeno sauropodomorfo primitivo
© Sergey Krasovskiy

O criolofossauro (do grego "lagarto cristado do gelo") viveu de 194 a 188 milhões de anos atrás, aproximadamente, no início do Jurássico, na Antártica. Media em torno de 6,5 m de comprimento e pesava cerca de 500 kg, mas podia atingir tamanhos maiores, já que os fósseis conhecidos pertenceram a um indivíduo jovem.
Possui uma distintiva crista sobre os olhos, fina, curva, sulcada e com o formato da cauda de um pavão, direcionada para frente. Ela indica que o criolofossauro era um animal gregário, pois serviria para reconhecimento e comunicação entre os indivíduos da espécie e apresentaria, portanto, uma coloração mais viva. Com uma classificação controversa, devido à mistura de características primitivas e avançadas, acredita-se que era um terópode tetanuro primitivo, um dos maiores de seu tempo. Como tal, o criolofossauro devia ser a maior ameaça para animais como o glacialissauro.
A descoberta do criolofossauro ocorreu em 1991, nos Montes Transantárticos. Os primeiros a escavar os restos do animal foram David Elliot e William Hammer. Este foi o primeiro terópode e o segundo dinossauro encontrado no continente, depois do Antarctopelta. Mais próxima ao Equador, a Antártica do Jurássico era coberta por florestas em suas regiões costeiras e povoada por uma diversidade de espécies, uma vez que suas condições não eram tão extremas como as de hoje.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Clado: Tetanurae
Gênero: † Cryolophosaurus
Espécie: † Cryolophosaurus ellioti


© Mundo Pré-Histórico
Antes de receber seu nome oficial em 1994, o criolofossauro foi apelidado de "Elvissauro", pela semelhança de sua crista com o famoso topete de Elvis Presley
(Autor desconhecido)
Esqueleto restaurado em exibição no Japão

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Prehistoric Wildlife e Mental Floss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.