17 março 2011

Kolopsis

Crédito: (autor desconhecido)

Atualizado em fevereiro de 2018

Kolopsis é um mamífero marsupial extinto, que viveu do final do Mioceno até o Plioceno, entre 11,6 e 2,6 milhões de anos atrás, na Austrália e na ilha da Nova Guiné. De porte médio, chegava a 1,5 m de comprimento e 80 cm de altura nos ombros. Provavelmente locomovia-se em bandos pelas florestas subtropicais abertas, alimentando-se de folhas, brotos e ramos de árvores.
Como membro da família Diprotodontidae, era um marsupial quadrúpede e herbívoro, com uma cabeça proporcionalmente grande, cérebro pequeno e membros fortes. Da mesma maneira que os coalas e vombates, seus filhotes deviam nascer extremamente pequenos e completar seu desenvolvimento dentro da bolsa da mãe. O Kolopsis distingue-se de outros diprotodontídeos pela morfologia de seus dentes molares. Os prováveis predadores desse herbívoro incluem o Thylacinus e o Wakaleo, dois marsupiais carnívoros.
A espécie Kolopsis torus é conhecida por meio de fósseis de crânios e mandíbulas completos, partes do esqueleto e dentes isolados, encontrados em rochas do Mioceno da Austrália Central; viveu de 7,2 a 5,3 milhões de anos atrás. Do mesmo local vem Kolopsis yperus, que viveu de 11,6 a 5,3 milhões de anos atrás. Já K. rotundus, mais recente, é proveniente do Plioceno da Papua Nova Guiné e viveu entre 3,6 e 2,6 milhões de anos atrás.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Diprotodontia
Subordem: Vombatiformes
Família: † Diprotodontidae
Subfamília: † Zygomaturinae
Gênero: † Kolopsis
Espécies: † Kolopsis torus, (?) † K. rotundus e † K. yperus

© Mundo Pré-Histórico
Reconstrução de Kolopsis torus.
Parte do crânio e osso dentário esquerdo de Kolopsis torus, encontrados no sítio fossilífero de Alcoota, na região da Austrália Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.