18 março 2011

Criolofossauro, o dinossauro de topete

© 2012 Maurilio Oliveira

Atualizado em dezembro de 2014

O criolofossauro (do grego "lagarto com crista do gelo") viveu de 194 a 188 milhões de anos atrás, aproximadamente, no início do Jurássico, na Antártida. Media em torno de 6,5 m de comprimento e pesava cerca de 500 kg, mas podia atingir tamanhos maiores, já que os fósseis conhecidos pertenceram a um indivíduo jovem.
Possui uma distintiva crista sobre os olhos, fina, curva, sulcada e com formato de leque, direcionada para frente. Ela indica que o criolofossauro era um animal gregário, pois serviria para reconhecimento e comunicação entre os indivíduos da espécie e apresentaria, portanto, uma coloração mais viva. Com uma classificação controversa, devido à mistura de características primitivas e avançadas, acredita-se que era um terópode tetanuro primitivo, um dos maiores de seu tempo. Como tal, o criolofossauro devia ser a maior ameaça para animais como o glacialissauro.
A descoberta do criolofossauro ocorreu em 1991, nos Montes Transantárticos. Os primeiros a escavar os restos do animal foram David Elliot e William Hammer. Este foi o primeiro terópode e o segundo dinossauro encontrado no continente, depois do Antarctopelta. Mais próxima ao Equador, a Antártida do Jurássico era coberta por florestas em suas regiões costeiras e povoada por uma diversidade de espécies, uma vez que suas condições não eram tão extremas como as de hoje.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Clado: Tetanurae
Gênero: † Cryolophosaurus
Espécie: † Cryolophosaurus ellioti

© Mundo Pré-Histórico
Antes de receber seu nome oficial em 1994, o criolofossauro foi apelidado de "Elvissauro", pela semelhança de sua crista com o famoso topete de Elvis Presley.
Crédito: (autor desconhecido)
Reconstrução de criolofossauro no Museu Real de Ontário, em Toronto, Canadá.

Fontes: Wikipedia, Prehistoric Wildlife e Mental Floss.

9 comentários:

  1. Era da mesma familia do Dilofossauro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas características do criolofossauro, como seu fêmur, são parecidas com as dos dilofossaurídeos, mas seu crânio possui traços mais avançadas, o que o levou a ser classificado como um membro primitivo do grupo Tetanurae, não muito próximo do dilofossauro.

      Excluir
  2. Eles caçavam grandes herbivoros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele era o maior carnívoro de sua época!

      Excluir
  3. como ele era o maior carnívoro de sua época menor q le e ainda menor q o herrerassauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem o que você quis dizer, mas o herrerassauro viveu muito antes do criolofossauro.

      Excluir
    2. eu sei mais estou falando do tamanho ele nem e muito grande menor q um humano e menor q um herrerassauro e um utah como ele foi um dos maiores de sua época

      Excluir
    3. estou dizendo que ele n esta muito grande na portagem sendo q ele e um maiores de sua época e ne sua postagem ele esta menor que o herrerassauro ele n deveria ser quase o tamanho de um carnotauro?

      Excluir
    4. Ah, entendi agora. Bom, na comparação de tamanho, o desenho do criolofossauro é baseado na reconstrução feita pelo paleontólogo e paleoartista Scott Hartman, então ela está o mais acurada possível. O criolofossauro, de fato, é um dinossauro mais alongado e baixo. Já a comparação de tamanho na postagem do herrerassauro vejo que pode estar um pouco incorreta, sim. Eu escalei o modelo para a estimativa mais alta de seu comprimento, então ele pode ter ficado um pouco alto demais. Já o carnotauro é um animal maior mesmo.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.