30 julho 2010

Pterodáctilo, o primeiro pterossauro

© John Bindon

Atualizado em julho de 2021

    O pterodáctilo ou pterodátilo ("dedo alado", em grego) é um pterossauro que viveu no fim do Jurássico (idade Titoniana), entre 150,8 e 148,5 milhões de anos atrás, na Europa. Pesava de 4 a 8 kg. Carnívoro generalista, provavelmente se alimentava de uma variedade de pequenos animais vertebrados e invertebrados, incluindo peixes; acredita-se que os indivíduos mais jovens comiam insetos. O pterodáctilo não deve ser confundido com o pteranodonte, outro pterossauro muito conhecido que viveu milhões de anos mais tarde.
    Sua envergadura, pequena entre os pterossauros, era de cerca de 1 m. Como todos eles, possuía asas formadas por uma membrana de pele e músculos, que se estendiam do quarto dedo da mão (mais alongado) até as pernas - eis a razão de seu nome. O crânio do pterodáctilo era longo, reto e fino, com cerca de 90 dentes na boca que ajudavam a pescar. Sobre a cabeça, uma pequena crista composta por tecidos moles, cuja função devia ser de exibição sexual.
    Os filhotes de pterodáctilo mudavam consideravelmente conforme a idade, passando por estágios de crescimento bem definidos. Fósseis mostram ciclos de crescimento anuais, o que significa que os pterodáctilos se reproduziam sazonalmente - padrão também visto nos crocodilos modernos.
    Nomeado em 1809 pelo naturalista francês Georges Cuvier, foi a primeira espécie de pterossauro e o primeiro animal a ser identificado como um réptil voador. Até ser definido como tal, chegou-se a pensar que fosse algo entre um morcego e um pássaro, ou mesmo uma criatura marinha. Hoje, é conhecido por mais de 30 esqueletos fossilizados, muitos deles completos e a maioria de juvenis, encontrados na Alemanha.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: † Pterosauria
Família: † Pterodactylidae
Gênero: † Pterodactylus
Espécies: † Pterodactylus antiquus e (?) † P. kochi

© Mundo Pré-Histórico
Pterodactylus kochi articulado de Solnhofen, Alemanha. Impressões de tecidos moles revelam a presença de uma bolsa na garganta, como a dos pelicanos, além de picnofibras (estruturas semelhantes aos pelos dos mamíferos) ao redor do pescoço, que teriam ajudado a manter a temperatura corporal.
© Christoph Hoppenbrock

Fontes: Prehistoric WildlifeThoughtCo e Wikipedia.

19 comentários:

  1. Anônimo17/5/15

    Que legal

    ResponderExcluir
  2. É coisa de doido , complexo pensar nesses bichos, eles evoluíram pra aves? Ou sumiram? De onde eles antenscederam? Qual o elo com o mundo atual? Acho que as perguntas tem de ser feito em primeiro lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora não seja certo, acredita-se que os pterossauros evoluíram de répteis com ancestralidade comum aos dinossauros, no final do Triássico. Porém, extinguiram-se no fim do Cretáceo, sem deixar descendentes. Ou seja, não possuem elo com o mundo atual.
      As aves vieram dos últimos dinossauros terópodes e podem ser consideradas os dinossauros que sobreviveram até os dias de hoje.

      Espero que isso responda a sua pergunta. E obrigado por comentar!

      Excluir
  3. Anônimo9/5/16

    aloooooooooooooo

    sou o unico q n entende caralhitos de nada

    ResponderExcluir
  4. Como que os dinossauros foram ancestrais dos pássaros? Pois já foram encontrados pássaros parecidos com os de hoje na mesma camada que os dinossauros e arqueoterix,e o pterodáctilo!!! E animais atuais hoje também foram achados no mesmo período que eles. Então todos os animais conviveram uns com os outros,nao teve evolução alguma,teve sim uma variedade e diversidade dentro de cada espécie,uma espécie se adaptando ao meio ambiente para sobreviver, mas não uma evolução,pois já acharam animais que antes estavam extintas a tantos milhões de anos, e hoje elas estão vivas e ativas, e não teve nenhuma mudança na espécie só teve uma variedade nela, por exemplo o celacanto e outros como o esturjão, e o tubarão cobra e muitos outros mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fabio Santos, o conceito de evolução não significa que, em um certo momento, todos os dinossauros se transformaram em aves. Isso nem seria possível, já que eram animais muito diversificados. O que acontece é que uma LINHAGEM de dinossauros terópodes, os manirraptores, se especializou e evoluiu, lentamente, até dar origem às aves, enquanto outros grupos continuavam a evoluir separadamente, embora não tiveram sucesso e acabaram por se extinguir.
      No caso do celacanto, do esturjão e outros animais conhecidos como "fósseis vivos", sua aparência permanece semelhante a seus ancestrais porque o ambiente em que se desenvolveram não exigiu que essas espécies tivessem que se adaptar a condições muito diferentes. A nível molecular, são animais tão evoluídos quanto qualquer outro organismo.

      Abraços!

      Excluir
    2. Acho que o conceito que ele tinha de evolução era o que ela segue um objetivo em linha reta que vai culminar em uma espécie superior super inteligente. E o exemplo do celacanto foi o mais tosco possível, já que as espécies atuais de celacanto não são as mesmas do Mesozoico. A evolução não é uma escada e muitos menos uma linha reta, para uma espécie surgir não é necessário que a outra seja extinta. Assim como meu avô não virou meu pai, e meu pai não se tornou eu, a evolução é da mesma forma; uma árvore (ou teia, mais precisamente), com várias linhagens surgindo e desaparecendo ao longo da vida na Terra.

      Excluir
  5. Anônimo4/5/17

    Acho , que se todos soubessem um bocado de ciências naturais não estariam com essas perguntas

    ResponderExcluir
  6. Anônimo15/5/17

    tenho um em casa 5 reais e é teu

    ResponderExcluir
  7. Felipe agora tem a espécie pterodactylus spectabilis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa espécie não é nova, foi criada em 1861, mas hoje é considerada sinônima de P. antiquus.

      Excluir
  8. como o pterodátilus eo primeiro pterossauro sendo q tem o Eudimorphodon

    ResponderExcluir
  9. Felipe, por se tratar de um estudioso sobre poderia falar algo à respeito de uma foto em que soldados da Guerra Civil acho que Americana, posam com um animal muito parecido com o Pterodáctilo que se eles o tivessem abatido, ou seja, seria isso possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Essas imagens são falsas. Há vários sites falando sobre isso.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.