27 abril 2010

Dsungaripterus, um pterossauro durófago

© Julius T. Csotonyi, 2010

    Dsungaripterus ("asa da Bacia de Junggar", ou Bacia Zungariana) é um gênero de pterossauro pterodactiloideo que viveu no sudeste da Ásia durante o Cretáceo Inferior, da idade Hauteriviana à Albiana, entre 130 e 100 milhões de anos atrás, aproximadamente. De porte médio para um pterossauro do Cretáceo, tinha uma envergadura de 3 a 3,5 m.

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado nas reconstruções de Raúl Martín e Julio Lacerda)

    
Seu crânio media de 40 a 50 cm de comprimento; somado ao pescoço, a medida chegava próximo a 1 m. Ele exibia uma crista óssea baixa que começava na metade do bico e terminava atrás da cabeça. Essa crista óssea pode ter sustentado uma extensão de pele colorida, como visto em fósseis de outros pterossauros. A característica mais notável do Dsungaripterus são as maxilas alongadas, estreitas, pontiagudas e curvadas para cima, que em vida eram recobertas por queratina. Não havia dentes na parte da frente do bico, que possivelmente era usado para remover presas de fendas em rochas ou de solos arenosos e lamacentos. Dentes arredondados no fundo da boca eram bem adequados para esmagar carapaças de crustáceos e conchas de moluscos - compondo, assim, uma dieta chamada durófaga, isto é, de materiais duros.
    Como a maioria dos membros de sua família (os dsungaripterídeos), o Dsungaripterus possuía um esqueleto bastante resistente, com ossos de paredes grossas e proporções corporais robustas, o que sugere um estilo de vida majoritariamente terrestre. Eles deviam se reunir nas proximidades de cursos d'água à procura de pequenos animais para se alimentarem, incluindo, possivelmente, pequenos vertebrados. O método de voo desses animais é misterioso, mas provavelmente era marcado por longas batidas de asas e pousos abruptos.
    Originalmente foram encontradas partes de um crânio e de um esqueleto de Dsungaripterus, que constituíram o primeiro pterossauro quase completo descoberto na China. O animal foi batizado pelo paleontólogo Yang Zhongjian (também conhecido como C.C. Young), em 1964, combinando uma transliteração do nome da bacia sedimentar onde o fóssil foi descoberto (a Bacia Zungariana, no noroeste da China) com o grego pteros, que significa "asa". A única espécie reconhecida é Dsungaripterus weii, que homenageia o paleontólogo C.M. Wei. Novos materiais foram encontrados em 1973 e a partir de 2006, incluindo crânios quase completos. Em 2002, uma falange de um dedo do animal foi reportada da Coreia do Sul.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Ordem: †Pterosauria
Subordem: †Pterodactyloidea
Família: †Dsungaripteridae
Subfamília: †Dsungaripterinae
Gênero: †Dsungaripterus
Espécie: †Dsungaripterus weii

Espécime original (holótipo) de Dsungaripterus em exibição no Museu Paleozoológico da China, em Pequim.
Foto: Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências
Crédito: Julio Lacerda

2 comentários:

  1. Como sempre com excelentes postagens.
    Esse animal é bem curioso, então é um pterossauro com hábitos de vida majoritariamente terrestres? Pra mim isso é novo e interessante, ele era um tipo de "galinha" dos pterossauros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mais ou menos isso, ao que parece, kkkk. Valeu!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.