10 fevereiro 2020

Mastodonsauro, o anfíbio com dentes transpassantes

Mastodonsaurus giganteus
Crédito: Vladislav Egorov, 2017

    O mastodonsauro ("lagarto com dentes em forma de seios") é um anfíbio temnospôndilo do Triássico Médio e Superior, que viveu entre 247 e 201 milhões de anos atrás, na Europa. Pertence ao grupo dos capitossauros, caracterizados por seu grande tamanho e estilo de vida provavelmente aquático. Os maiores indivíduos atingiam 4 a 6 m de comprimento, dos quais quase um quarto corresponde à cabeça.

© Mundo Pré-Histórico

    A cabeça triangular do mastodonsauro podia medir sozinha até 1,5 m de comprimento, fazendo o corpo parecer proporcionalmente pequeno. Tinha uma cauda relativamente curta e uma boca larga repleta de dentes cônicos, porém, sua assinatura única são as duas grandes presas que projetam-se da maxila inferior, encaixam-se em aberturas no palato e emergem na parte de cima do crânio quando a boca é fechada. Sem essas aberturas, a boca simplesmente não poderia fechar completamente por causa do tamanho das presas. Além de servirem para agarrar o alimento, elas também podem ter ajudado o mastodonsauro a reconhecer os indivíduos da espécie.
    Os membros bastante reduzidos, com articulações relativamente fracas, a cabeça pesada e a presença de sulcos sensoriais no crânio mostram que o mastodonsauro era um animal predominantemente aquático. Aliás, deve ter sido completamente incapaz de deixar a água, já que muitos indivíduos fossilizados parecem ter morrido em massa quando lagoas secaram em tempos de estiagem. Habitava áreas pantanosas, utilizando os membros para remar na água, e se alimentava principalmente de peixes, cujos restos já foram encontrados em excrementos fossilizados (coprólitos). Provavelmente, também atacava temnospôndilos menores e pequenos répteis arcossauros. Seus olhos centralizados no topo da cabeça eram adaptados para observar o que estivesse nadando acima; o sistema sensorial na linha lateral detectava movimentos e vibrações na água.
    Esse animal foi descrito em 1824, por Georg Friedrich von Jaeger, a partir de um único dente encontrado, que tinha forma de mamilo - de onde veio seu nome. Hoje, é conhecido por meio de dezenas de espécimes, que representam uma série de crescimento contínua. Várias espécies já foram atribuídas ao gênero Mastodonsaurus ao longo dos anos, mas atualmente apenas três são consideradas válidas: M. jaegeri, da Alemanha; M. giganteus, a espécie mais bem conhecida, também descoberta na Alemanha; e M. torvus, do oeste da Rússia.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Ordem: †Temnospondyli
Subordem: †Stereospondyli
Clado: †Capitosauria
Família: †Mastodonsauridae
Gênero: †Mastodonsaurus
Espécies: †Mastodonsaurus jaegeri, †M. giganteus e †M. torvus

Reconstrução do esqueleto de Mastodonsaurus giganteus no Museu Estadual de História Natural de Stuttgart, na Alemanha. Abaixo dele, o réptil Batrachotomus.
Mastodonsaurus giganteus nada em um lago na Alemanha do Triássico Médio.
Crédito: Dmitry Bogdanov, 2009

Fontes: Our WarwickshirePrehistoric Wildlife e Wikipedia.

17 comentários:

  1. Que animal magnífico, muito bom.
    Aliás, só espero estou espero a pesquisa sobre a Águia-de-Haast

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/2/20

    você poderia faze também do compsognato, do microraptor, do ozraptor, do hippodraco, do nanuqssauro, do ugrunaaluk, do incisivossauro, do europassauro, do brontotério, do proceratossauro, do nanotirano, do tenontossauro, da brygmophyseter, do urso de cara achatada e do mega leão

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23/2/20

    o pterodaustro viveu no brasil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto, os fósseis de Pterodaustro só foram encontrados na Argentina e no Chile.

      Excluir
  4. Anônimo23/2/20

    o megalodonte viveu no Brasil? e na Inglaterra ele viveu lá ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentes fossilizados já foram encontrados na Inglaterra, sim. No Brasil ainda não, mas como o megalodonte viveu em praticamente todo o mundo, é quase certo que ele nadou pela costa brasileira também!

      Excluir
  5. Anônimo23/2/20

    O livyatan viveu no brasil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Até onde se sabe, ele viveu apenas no Oceano Pacífico.

      Excluir
  6. Anônimo24/2/20

    O calicotério viveu na Inglaterra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontrei nenhuma afirmação de que fósseis do gênero Chalicotherium tenham sido descobertos lá.

      Excluir
  7. Tenho uma dúvida!
    É mastodonsauro ou mastodonssauro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As regras da língua portuguesa determinam que só se usa SS entre duas vogais, para que se diferencie do som que a letra S representaria sozinha (um S entre duas vogais tem som de Z). Portanto, o certo é com um S só: MASTODONSAURO. Da mesma forma, se escreve supersauro, amazonsauro, nigersauro, neuquensauro, etc.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.