04 agosto 2013

Você sabia que alguns dinossauros comiam pedras?

    Digerir vegetais é muito mais difícil que digerir carne. Por isso, veja só as adaptações que os dinossauros herbívoros tiveram que desenvolver para esse tipo de alimentação.

Ao todo, foram encontrados 101 seixos junto com um Diplodocus, o maior deles ao centro.
Foto: Gillette, 1994

    Os grandes dinossauros saurópodes passavam a maior parte do tempo comendo para poder manter o corpo imenso. Seus dentes tinham forma de pino ou colher e normalmente ficavam apenas na parte da frente da boca, só que eram fracos e não muito eficientes para mastigar. Assim, conseguiam apenas cortar e engolir as folhas tenras. Para ajudar a digestão, ingeriam pequenas pedras, que, no estômago, ao se atritarem umas contra as outras, maceravam o alimento. Quando já estavam lisas demais pelo desgaste, eram eliminadas junto com as fezes.
    Essas pedras se chamam gastrólitos, do grego gastro (estômago) e lithos (pedra), ou seja, "pedras do estômago", e são encontradas no sistema digestório, geralmente na moela, também de outros animais, extintos ou não. Além de alguns dinossauros, são comuns em crocodilos, jacarés, aves herbívoras, focas, leões-marinhos, alguns cetáceos, ictiossauros e plesiossauros. Gastrólitos variam muito em tamanho. Os dos avestruzes podem exceder 10 cm!

Fóssil de Psittacosaurus com gastrólitos na região do estômago.
Foto: Museu Americano de História Natural

    Nos animais extintos, para uma pedra ser considerada um gastrólito ela deve, costumeiramente, responder a três quesitos: ser diferente da rocha encontrada ao redor; ser arredondada e polida; e ser encontrada com os fósseis do animal que a ingeriu. Animais aquáticos como os plesiossauros podem tê-las usado como lastro, para ajudar a se equilibrar na água ou para reduzir sua flutuabilidade, como os crocodilos fazem.
    Os gastrólitos fossilizados mais conhecidos são os dos saurópodes do Jurássico. Porém, além das pedras, é provável que esses dinossauros tivessem em seu estômago uma câmara cheia de bactérias que também ajudassem a digerir, a chamada câmara de fermentação.
    O estudo dos gastrólitos é muito importante para a Paleontologia porque nos fornece informações importantes sobre a alimentação, a vida e o comportamento dos dinossauros, dando pistas, inclusive, de como esses répteis migraram.

Gastrólitos do Jurássico encontrados em Utah, EUA.

7 comentários:

  1. Anônimo19/9/17

    que legal n sabia q tinha dinossauros q comiam pedras muito legal

    ResponderExcluir
  2. e desses dinosssauros vale destacar tambem o diego brando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho conhecimento do assunto. Ele é um personagem de mangá, certo?

      Excluir
    2. Sim, e ele se transforma em dinossauro. Tem uma parte em que ele come umas pedras e explica que alguns animais fazem isso para ajudar na digestão, pesquisei sobre isso por causa dele.

      Excluir
  3. Anônimo3/11/22

    Estou vendo “Planeta Pré-histórico” na Apple TV e vi isso de comer pedra. Não sabia e aí vim pesquisar, parei aqui no seu blog. Muito legal, Felipe! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que chegou até aqui! E fico ainda mais feliz que tenha gostado!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.