15 janeiro 2019

Metriacantossauro, o lagarto de espinhas moderadas

Crédito: James Kuether

    O metriacantossauro ("lagarto de espinhas moderadas", do grego metrikos, "moderado", akantha, "espinha", e saurus, "lagarto") é um dinossauro terópode que viveu em meados do Jurássico, de 160 a 154 milhões de anos atrás, na Inglaterra. De porte médio,  chegava a 8 m de comprimento, 2 m de altura na cintura e pesava em torno de 1 tonelada.

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução da Universal Studios)

    Seu nome se refere à altura das espinhas neurais de suas vértebras, que são mais altas do que em terópodes carnossauros típicos, como o alossauro, porém mais baixas do que em alguns outros, como o acrocantossauro (o "lagarto de espinhas altas"). O metriacantossauro é conhecido apenas por um esqueleto incompleto (parte do quadril, um fêmur de 80 cm e parte da coluna vertebral), portanto as reconstruções são baseadas em dinossauros semelhantes. Seus parentes mais próximos são os chineses Sinraptor e Yangchuanosaurus.
    Em 1923, o paleontólogo alemão Friedrich von Huene descreveu um espécime fóssil, que havia sido encontrado no século XIX por W. Parker, na formação Oxford Clay, sudeste da Inglaterra, como Megalosaurus parkeri. No entanto, em 1932, ao analisar o tamanho das vértebras, ele concluiu que seria uma espécie de Altispinax (Altispinax parkeri). Em 1964, o britânico Alick Walker renomeou o animal como Metriacanthosaurus parkeri, por considerá-lo muito diferente de Altispinax.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Metriacanthosauridae
Subfamília: †Metriacanthosaurinae
Gênero: †Metriacanthosaurus
Espécie: †Metriacanthosaurus parkeri

Em branco, os elementos conhecidos do esqueleto de metriacantossauro. Os demais são inferidos a partir do Sinraptor dongi, Sinraptor hepingensis e Siamotyrannus isanensis.
Crédito: Eotyrannus / AlternatePrehistory
© BlueTheDakotaraptor
© Sergey Krasovskiy

Fontes: Natural History MuseumPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

7 comentários:

  1. Poderia colocar o título dessa postagem de: METRIACANTOSSAURO, O DINOSSAURO COM ESPINHAS MODERADAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu havia ficado em dúvida quando escrevi a postagem, mas parece ser uma boa ideia. Valeu pela sugestão!

      Excluir
    2. Parece que também estou ajudando. De nada!

      Excluir
  2. Boa noite ✌️, o metriacantossauro não era pertencente à família sinraptoridae ? 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorenzo! Sinraptoridae hoje é sinônimo de Metriacanthosauridae (nome este que detém prioridade). O próprio Sinraptor é um metriacantossaurídeo.

      Excluir
    2. Uau , não sabia disso !

      Excluir
  3. Que xique , utilizando o metriacantossauro de Jurassic World na comparação de tamanho 😮 . Bela postagem , aliás ! Conseguiu reunir o máximo de informações , pelo que vejo , já que não se tem quase nenhum material dele disponível através dos fósseis . Então , grande parte é deduzida a partir de parentes próximos , como você mesmo mencionou 😀👍 .

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.