29 de março de 2009

Acrocantossauro

Acrocantossauro espreita um grupo de sauroposeidons.
© James Kuether

O acrocantossauro (do grego "lagarto de espinhas altas") viveu onde hoje é a América do Norte no início do período Cretáceo, entre 125 e 100 milhões de anos atrás. Um dos maiores terópodes, podia atingir até 11,5 m de comprimento e mais de 6 toneladas. Devia ser o predador alfa de seu ecossistema, predando saurópodes, ornitópodes e anquilossauros.
Como seu nome sugere, o acrocantossauro é conhecido por possuir espinhas neurais altas em muitas de suas vértebras, que provavelmente suportavam uma crista de músculo sobre o pescoço, as costas e parte da cauda. Sua função é desconhecida, mas pode ter sido usada para comunicação visual, armazenamento de gordura ou controle da temperatura corporal. O crânio, como na maioria dos dinossauros de sua família, era longo, baixo e estreito, com um comprimento de até 1,3 m. Depois de atacar uma presa, o acrocantossauro a segurava fortemente contra o corpo usando seus braços musculosos e a impedia de fugir enquanto lacerava sua carne com os dentes.
Os restos fósseis da espécie foram encontrados principalmente nos estados americanos de Oklahoma, Texas e Wyoming, embora dentes atribuídos ao acrocantossauro tenham sido encontrados também no Arizona e em Maryland. Foi nomeado em 1950 pelos paleontólogos J. Willis Stovall e Wann Langston Jr.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: † Carcharodontosauridae
Gênero: † Acrocanthosaurus
Espécie: † Acrocanthosaurus atokensis




Fonte: Wikipedia (versão em inglês).

7 comentários:

  1. Anônimo26/2/16

    Confundia o Acrocantossauro com Espinossauro oque eu vi no filme foi que na verdade o espinossauro tem vantagem sobre o the Rex. E.. eu não acredito nessa de ficar parado ele não te vê a real é que eles tudo são como velociraptor te viu já era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o espinossauro não tinha vantagem sobre o t-rex na vida real. Apesar de ser mais longo e ter braços mais fortes, sua mandíbula era muito mais fraca e adaptada para capturar peixes. Além disso, estudos modernos sugerem que o espinossauro era um dinossauro semiaquático e até que suas pernas fossem muito mais curtas do que estamos acostumados a ver.
      Quanto ao outro grandalhão, realmente, alguns pesquisadores dizem que seu olfato e sua visão eram excelentes. Então, se você ficasse parado na frente de um tiranossauro, a única vantagem seria que ELE não precisaria correr muito.

      Excluir
  2. Realmente o t-rex tinha uma visão a base da temperatura ambiente mas se você ficar parado ele não te veria mas o olfato do tyranosaurus iria te achar antes de você ver ele

    ResponderExcluir
  3. Alguém conhece mais de 250 dinossauros?

    ResponderExcluir
  4. Entre o spinosaurus e o t-Rex o spinosaurus era quadrúpede e mais lento que o tyranosaurus já o t-Rex era mais rápido e tinha o olfato muito incrível e era mais pesado além de uma mordida de uma tonelada em compensação o spinosaurus era mais alto comprido além de ter garras afiadas e fortes mesmo assim sendo quadrúpede usaria menos as garras do que se fosse bípede além de que o t-rex tinha bactérias na boca que faziam doer o lugar mordido ainda mais que o normal e também causavam infeções ou seja que enfrentar um t-rex a menos que seja um carnívoro gigante carniceiro ou um grande sauropode morrerá de um jeito ou de outro

    ResponderExcluir
  5. Qual a altura do acrocanthosaurus

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.