29 março 2009

Acrocantossauro, o lagarto de espinhas altas

Acrocantossauro espreita um grupo de sauroposeidons.
Crédito: James Kuether

    O acrocantossauro (do grego "lagarto de espinhas altas") viveu onde hoje é a América do Norte no início do período Cretáceo, entre 125 e 100 milhões de anos atrás. Um dos maiores terópodes, podia atingir até 11,5 m de comprimento e mais de 6 toneladas. Devia ser o predador alfa de seu ecossistema, predando saurópodesornitópodes e anquilossauros.
    Como seu nome sugere, o acrocantossauro é conhecido por possuir espinhas neurais altas em muitas de suas vértebras, que provavelmente suportavam uma crista carnuda sobre o pescoço, as costas e parte da cauda. Sua função é desconhecida, mas pode ter sido usada para comunicação visual, armazenamento de gordura ou controle da temperatura corporal. O crânio, como na maioria dos dinossauros de sua família, era longo, baixo e estreito, com um comprimento de até 1,3 m. Depois de atacar uma presa, o acrocantossauro a segurava fortemente contra o corpo, usando seus braços musculosos, e a impedia de fugir enquanto lacerava sua carne com os dentes.
    Os restos fósseis da espécie foram encontrados principalmente nos estados americanos de Oklahoma, Texas e Wyoming, embora dentes atribuídos ao acrocantossauro tenham sido encontrados também no Arizona e em Maryland. Foi nomeado em 1950 pelos paleontólogos J. Willis Stovall e Wann Langston Junior.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Carcharodontosauridae
Gênero: †Acrocanthosaurus
Espécie: †Acrocanthosaurus atokensis



Fonte: Wikipedia.

22 comentários:

  1. Anônimo26/2/16

    Confundia o Acrocantossauro com Espinossauro oque eu vi no filme foi que na verdade o espinossauro tem vantagem sobre o the Rex. E.. eu não acredito nessa de ficar parado ele não te vê a real é que eles tudo são como velociraptor te viu já era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o espinossauro não tinha vantagem sobre o t-rex na vida real. Apesar de ser mais longo e ter braços mais fortes, sua mandíbula era muito mais fraca e adaptada para capturar peixes. Além disso, estudos modernos sugerem que o espinossauro era um dinossauro semiaquático e até que suas pernas fossem muito mais curtas do que estamos acostumados a ver.
      Quanto ao outro grandalhão, realmente, alguns pesquisadores dizem que seu olfato e sua visão eram excelentes. Então, se você ficasse parado na frente de um tiranossauro, a única vantagem seria que ELE não precisaria correr muito.

      Excluir
    2. Só para constar o Espinossauro do filme é totalmente fantasioso e cientificamente incorreto. O T rex, por outro lado seria o Pitbull dos dinos.
      No mais as colocações do Felipe foram muito pertinentes

      Excluir
    3. Obrigado, Ari. Volte sempre!

      Excluir
  2. Realmente o t-rex tinha uma visão a base da temperatura ambiente mas se você ficar parado ele não te veria mas o olfato do tyranosaurus iria te achar antes de você ver ele

    ResponderExcluir
  3. Alguém conhece mais de 250 dinossauros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo14/11/22

      Não infelizmente só conheço umas 60 espécies

      Excluir
  4. Entre o spinosaurus e o t-Rex o spinosaurus era quadrúpede e mais lento que o tyranosaurus já o t-Rex era mais rápido e tinha o olfato muito incrível e era mais pesado além de uma mordida de uma tonelada em compensação o spinosaurus era mais alto comprido além de ter garras afiadas e fortes mesmo assim sendo quadrúpede usaria menos as garras do que se fosse bípede além de que o t-rex tinha bactérias na boca que faziam doer o lugar mordido ainda mais que o normal e também causavam infeções ou seja que enfrentar um t-rex a menos que seja um carnívoro gigante carniceiro ou um grande sauropode morrerá de um jeito ou de outro

    ResponderExcluir
  5. Qual a altura do acrocanthosaurus

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/10/18

    Acredito que a mordida mais poderosa seria a do Tiranossauro.Ele tinha um dente muito Robusto, com simulações da potência da sua mordida feita por cientistas ,era capaz de triturar ossos.Foram encontrados vestígios de mordida de T rex em ossos de Triceratops. Somente o Megaladon (Tubarão gigante) Superava o Tiranossauro em termos de potencia de mordida.Alguns cientistas argumentam que o T Rex era apenas um carniceiro que comia restos de animais,levando -se em conta seu poderoso olfato e por causa dos braços franzinos não acreditavam que fosse um caçador.Mas levando em conta a potência de sua mordida, provavelmente ele fazia ambas as coisas tanto caçava como se aproveitava de seu olfato aguçado para se alimentar da carcaça de animais.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não ser um dinossauros pesquisei em vários sites de paleontólogos e pesquisadores do meio que consta a mordida mais forte era do sarcosuchus entre 4 a 8 toneladas de pressão atualmente o crocodilo de água salgada e o do Nilo tem 1 tonelada de pressão e são menor do que a metade do sarcosuchus crocodilo imperador.

    ResponderExcluir
  8. Já que o Acrocantossauro era o maior predador de seu ecossistema, é possível que ele tenha caçado saurópodes como o Sauroposeidon

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11/8/20

    Você devia atualizar alguns de seus textos, por exemplo, o Acrocanthosaurus, que acreditavam que tinha 4 metros de altura,foi diminuído para 3,4/3,5 metros de altura, ele ficou bem menor, o Spinosaurus ficou com uns 4,5 metros de altura, o Mapusaurus, se não me engano, ficou com 4,2 metros de altura, o Carcharodontosaurus ficou com 4,1 Metros de altura, o Tyrannosaurus, ficou com 4 Metros de altura mas mesmo sendo menor que outros, venceria dinossauros como o Carcha, o spino e outros. O giganotosaurus que era um verdadeiro gigante, acabou ficando com 3,9Metros de altura, só isso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, várias postagens precisam de atualização, mas já estou trabalhando nisso! Valeu!

      Excluir
  10. Poderia me dizer um teropode carnívoro de porte Grande do período triassico, pois estou com um projeto de um jogo é queria colocar um teropode grande do triassico, não sei se existiram muito grandes pois os dinossauros só foram se desenvolver melhor lá pelo jurássico certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os terópodes de grande porte só surgiram no período Jurássico. Durante o Triássico, alguns dos maiores eram o Liliensternus, o Zupaysaurus, o celófise (Coelophysis) e o Gnathovorax. Herrerasaurus também era um predador relativamente grande, embora, em classificações recentes, não seja considerado exatamente um terópode. Outro predador triássico que também merece destaque é o Prestosuchus, um grande réptil parecido com crocodilo que viveu no sul do Brasil.

      Excluir
  11. Nicolas15/3/23

    A questão é, o Acro é forte o suficiente para bater de frente com Carcha, Rex, Giga e Spino ?

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.