20 janeiro 2009

Sauroposeidon, o dinossauro mais alto

Sauroposeidon é perseguido por dois acrocantossauros.
© James Kuether

Atualizado em fevereiro de 2018

    O sauroposeidon ("lagarto Poseidon", divindade grega associada ao mar) é um dos maiores dinossauros já descobertos, que viveu no litoral do Golfo do México em meados do Cretáceo, há 110 milhões de anos. Seu tamanho exato é incerto, já que poucos ossos são conhecidos, mas comparações com o braquiossaurídeo Giraffatitan renderam estimativas de 28 a 34 m de comprimento e até 60 toneladas. Chegava a 6 ou 7 m de altura nos ombros e, com um pescoço que media cerca de 12 m, se este de fato pudesse ser mantido na vertical, sua cabeça seria erguida a até 19 m de altura, fazendo dele o dinossauro mais alto de que se tem notícia.
    Apesar de suas vértebras serem mais longas do que as do Giraffatitan, a estrutura geral do sauroposeidon parece ser mais esguia. Isso é vantajoso, uma vez que, sendo maior do que outros saurópodes, não necessitava de um aumento diretamente proporcional de calorias para abastecer um corpo mais maciço. Mas também significa que ele não pode ser considerado o maior dinossauro em termos de massa (os melhores candidatos a esse título são o argentinossauro e o Patagotitan). Além disso, seus ossos porosos e leves reduziam significativamente a densidade corporal.

Sauroposeidon estimado com base no esqueleto de Giraffatitan.
Crédito: Wedel e Cifelli, 2005

    Quando completamente desenvolvido, um indivíduo sauroposeidon seria praticamente imune a predadores, já que até mesmo o maior carnívoro norte-americano da época, o acrocantossauro, tinha metade de seu tamanho. No entanto, antes de atingir a maturidade, os jovens ainda corriam grande risco de se tornarem presas para um acrocantossauro ou deinonico. O ambiente em que o sauroposeidon viveu era uma grande planície coberta por florestas tropicais, lagoas, rios, deltas e pântanos costeiros, onde viviam também o saurópode Astrodon e o ornitópode tenontossauro.
    Embora tenha sido descrito inicialmente como um braquiossaurídeo, novas descobertas sugerem que ele era mais próximo dos titanossauros. Os primeiros restos de sauroposeidon foram encontrados em Oklahoma, EUA, em 1994, mas identificados erroneamente como troncos de árvore petrificados. Não foi até 1999 que percebeu-se que esses fósseis eram, na verdade, vértebras gigantes de um saurópode, entre as maiores já encontradas, com até 1,4 m. Um animal tão grande faria a terra tremer quando caminhava, daí a conexão com o deus grego dos mares e terremotos.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Subordem: † Sauropodomorpha
Clado: † Sauropoda
Clado: † Somphospondyli
Gênero: † Sauroposeidon
Espécie: † Sauroposeidon proteles

© Mundo Pré-Histórico
Não se tem certeza se o Sauroposeidon conseguia manter o pescoço completamente ereto, já que isso poderia exigir muito de seu coração para bombear o sangue até a cabeça.
Crédito: Cisiopurple
Oitava vértebra cervical de Sauroposeidon com 1,4 m de comprimento, em vista lateral esquerda, ao lado de uma coluna cervical humana completa.

Fontes: Prehistoric WildlifeThoughtCo e Wikipedia.

15 comentários:

  1. Anônimo6/3/18

    ELE E GIGANTEMENTE GIGANTE

    ResponderExcluir
  2. Existia um dino de 15 metros de altura chamado austraposeidon que viveu no Brasil, porém esse é mais alto.

    ResponderExcluir
  3. Outro dinossauro que viveu junto com ele foi o sauropelta

    ResponderExcluir
  4. Quantas vértebras foram achadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o número exato, mas são várias. Com o espécime original foram encontradas quatro vértebras cervicais. Muitos outros fósseis também foram identificados posteriormente. O material antes atribuído ao gênero Paluxysaurus e agora considerado Sauroposeidon adiciona outras sete vértebras cervicais, 13 dorsais e 30 caudais.

      Excluir
  5. Caranba mano sou muito fa de dinossauros quero ate ser paleontologo mas nao sabia que sauroposeidom era tao grande assim


    ResponderExcluir
  6. Muito auto so faltava ser inteligente de acordo com estudos o celebro do sauroposeidom era do tamanho do celebro de um gato adulto

    ResponderExcluir
  7. Felipe, repara no segundo parágrafo. Tá escrito "suroposeidon".

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.