26 dezembro 2017

Ornitoqueiro, um dos primeiros pterossauros descobertos

© Julius T. Csotonyi, 2008

    O ornitoqueiro é um pterossauro do início do período Cretáceo, que viveu no Reino Unido, há 110 milhões de anos. Vestígios indicam que era um réptil voador de porte médio, estimado em 5 m de envergadura e 45 kg. Seu nome significa, em grego, "mão de pássaro" - na época em que foi descrito, acreditava-se que os pterossauros eram os ancestrais diretos das aves.

© Mundo Pré-Histórico

    Possuía um conjunto distinto de cristas na ponta do focinho, semelhantes a uma quilha, de perfil semicircular, que cresciam tanto na maxila superior quanto na inferior, estendendo-se até as narinas. Essas cristas podem ter servido para enrijecer a ponta do bico e quebrar cascos de crustáceos, para intimidar rivais ou atrair o sexo oposto. O ornitoqueiro vivia em regiões costeiras, de onde sobrevoava o mar à procura de peixes. A estrutura de seu bico também era diferente, com as maxilas estreitando-se em direção à ponta, uma possível adaptação para reduzir a resistência da água enquanto fendia a superfície do mar para pescar. Além disso, diferentemente de pterossauros aparentados, o ornitoqueiro tinha dentes pontiagudos posicionados na vertical, em vez de direcionados para fora da boca, o que ajudava a capturar peixes maiores.
    O gênero Ornithocheirus foi nomeado por Harry Seeley, em 1869. Ao longo dos séculos, mais de quarenta espécies chegaram a ser descritas, mas hoje apenas a espécie-tipo, Ornithocheirus simus, é considerada válida por todos os estudiosos de pterossauros (algumas foram removidas para outros gêneros). Alguns fósseis do Brasil também foram considerados espécies de ornitoqueiro, porém estes foram renomeados como Tropeognathus.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Ordem: †Pterosauria
Subordem: †Pterodactyloidea
Família: †Ornithocheiridae
Subfamília: †Ornithocheirinae
Gênero: †Ornithocheirus
Espécie: †Ornithocheirus simus

Crédito: Rebecca Groom
Fósseis de Ornithocheirus.

7 comentários:

  1. Qual é a diferença entre o ornitoqueiro e o tropeognato ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tropeognathus era um animal maior e tinha uma crista mais proeminente e muito mais fina no bico.

      Excluir
  2. Obrigado pela resposta :)

    ResponderExcluir
  3. Alguem sabe me dizer se existe mesmo um pterossauro chamado Criorincus ? Ouvi falar nele no programa Quando os dinossauros dominaram ( faz tempo que não aparece na tv por isso não tenho certeza se esse é o nome certo ) disseram que ele era do Brasil tentei pesquisar sobre o criorincus mas nunca vem resultado algum sobre ele
    Não sei se escrevo erado , ou a internet não tem informaçoes dele ou ele não existe ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já houve o gênero Criorhynchus, mas hoje considera-se que ele é o mesmo animal que o Ornithocheirus.

      Excluir
  4. Pessoal, tem um documentário sobre o Ornitoqueiro da bbc fantástico. Alguém já viu? Estou procurando pra rever... É dos anos 90..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o documentário "Caminhando com os Dinossauros"? O episódio 4 é focado num ornitoqueiro.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.