Inostrancevia ataca filhote de escutossauro. © Dmitry Bogdanov, 2008 |
O Inostrancevia é um sinápsido terápsido extinto do norte da Rússia. Viveu no final do período Permiano, de 260 a 254 milhões de anos atrás. É o maior membro conhecido da família dos gorgonopsídeos, predadores aparentados aos mamíferos, caracterizados por longos caninos semelhantes aos dos dentes-de-sabre.
Chegava a 3,5 m de comprimento e 450 kg. Tinha um crânio grande, estreito e forte, de até 60 cm. Seus dentes caninos eram fortemente desenvolvidos, os superiores medindo até 15 cm e suas raízes correspondendo a metade desse tamanho. Eles seriam utilizados para perfurar o pescoço de suas vítimas. O corpo do Inostrancevia era esguio e poderoso, com pernas bastante curtas. Provavelmente foi o maior predador de seu ecossistema, capaz de derrotar outros grandes vertebrados, incluindo o réptil blindado escutossauro. Dessa forma, o Inostrancevia e outros gorgonopsídeos estariam inseridos no mesmo nicho ecológico que no Cenozoico seria preenchido pelos grandes felinos. Acredita-se que caçava sozinho e emboscava suas presas sempre que tivesse chance.
O Inostrancevia é conhecido por vários crânios fossilizados e dois esqueletos quase completos, descobertos na região de Arkhangelsk, na Rússia, no final do século XIX. Porém, não foi batizado até 1922, quando recebeu seu nome em homenagem ao geólogo russo Aleksandr Inostrantsev.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Synapsida
Clado: Synapsida
Ordem: Therapsida
Família: †Gorgonopsidae
Subfamília: †Inostranceviinae
Gênero: †Inostrancevia
Olá, precisava entrar em contato com o dono do Blog a respeito de uma parceria, por gentileza envie um email para heroshenrique@magsgaming.com.br
ResponderExcluirMas esse não é o Gorgonopisd?
ResponderExcluirOs gorgonopsídeos (família Gorgonopsidae) são um grupo de terápsidas teriodontes que incluem gêneros como Gorgonops, Rubidgea e Inostrancevia, entre outros.
ExcluirFelipe! Poderia fazer a próxima postagem sobre o gorgonops, tô sentido falta dele nesse blog, que aliás, é o meu blog favorito,
ResponderExcluirÓtima ideia! Vou adicioná-lo à lista de sugestões.
ExcluirValeu!
ExcluirUau o gorgonops parecem legal. Eu desejo que eu poderia ver algum deles no zoologico... Mas eles sao extinto igual dos outros animais prehistorico e nao da ir pra zoologico por causa de coronavirus :(
ResponderExcluirpor acaso os caninos do inostroncevia sofriam o mesmo problema de resistência dos dentes do smilodon?
ResponderExcluirEncontrei o resultado de um estudo que diz que os caninos dos gorgonopsianos eram mais resistentes e duráveis que os do esmilodonte. Em nível microscópico, a estrutura deles se parece muito mais com um dente de dinossauro terópode e, assim, eles podiam usar os caninos para rasgar carne.
ExcluirSe quiser ler mais, segue o link da matéria (em inglês): https://news.harvard.edu/gazette/story/2020/12/first-saber-toothed-animals-had-5-inch-canines/
Felipe, como seria a pronúncia de Lycaenops?
ResponderExcluirProvavelmente "licanops" ou "licanope", pois vem do grego lykos, "lobo", assim como a palavra licantropo.
ExcluirEntendi, valeu!
ExcluirMuito obrigado por acatar meu pedido do Inostrancevia uns anos atrás!
ResponderExcluirPor nada, é um prazer!
Excluir