24 julho 2017

Éon Arqueano

Crédito: Peter Sawyer / Instituto Smithsoniano

    O éon Arqueano (do grego archaîos, "antigo") está compreendido entre 4 e 2,5 bilhões de anos atrás. Sucede o éon Hadeano e precede o Proterozoico. É subdividido em quatro eras: Eoarqueana (4 a 3,6 bilhões de anos atrás ou Ga), Paleoarqueana (3,6 a 3,2 Ga), Mesoarqueana (3,2 a 2,8 Ga) e Neoarqueana (2,8 a 2,5 Ga). Neste éon, a crosta terrestre havia esfriado o suficiente para formar os primeiros continentes, mas o fluxo interno de calor no planeta ainda era três vezes maior que o atual e as atividades tectônicas eram intensas. À exceção de alguns grãos minerais conhecidos do Hadeano, as formações rochosas expostas mais antigas do planeta são arqueanas.

Tabela do tempo geológico em escala, com destaque para o Arqueano.
© Mundo Pré-Histórico

    A maior parte das rochas superficiais havia se solidificado, e grande parte do vapor de água na atmosfera acabou por condensar-se, formando um oceano global, quente e raso. O interior da Terra, entretanto, ainda estava bastante quente e ativo. Erupções vulcânicas eram muito comuns e formavam um grande número de pequenas ilhas, alinhadas em cadeias. Essas ilhas eram empurradas de sua posição original como resultado dos movimentos que ocorriam no manto e ocasionalmente colidiam entre si, formando ilhas cada vez maiores.
    Os vulcões emitiam grande quantidade de vapor de água e dióxido de carbono (CO₂), que acumulavam-se na atmosfera. As águas oceânicas eram mais ácidas, devido à presença maior de gás carbônico dissolvido. Embora o brilho do Sol fosse 25% mais fraco do que hoje, a temperatura média do planeta aparenta ter sido próxima da atual, por causa da maior concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Esta ainda era extremamente pobre em oxigênio, situação que só mudou no final do éon.

Crédito: Andrey Atuchin

Vida


Bactérias estão entre as primeiras formas de vida do planeta.
© Dreamstime

    Os processos que deram origem à vida na Terra ainda não são completamente compreendidos, mas há evidência substancial de que ela surgiu bastante cedo no Arqueano. Os fósseis mais antigos datam de 3,5 bilhões de anos atrás e consistem em microfósseis de bactérias. Durante o Arqueano, as formas de vida foram limitadas a simples organismos unicelulares não nucleados (cujo material genético fica "solto" dentro da célula), chamados procariontes. Estes incluem bactérias (domínio Bacteria) e arqueas (domínio Archaea).
    Algumas arqueas se adaptaram a condições extremas, como fontes hidrotermais com altas temperaturas ou ambientes ricos em ácido sulfídrico (HS) - são as extremófilas. Os procariontes espalharam-se pelo planeta, formando "tapetes" de bactérias colaboradoras que realizavam diferentes processos bioquímicos. Alguns desenvolveram estruturas moleculares que permitiam realizar fotossíntese. Esse processo utiliza energia luminosa para transformar água e dióxido de carbono em alimento para a célula, mas também libera como subprodutos água e gás oxigênio (O).
    Cianobactérias (bactérias fotossintetizantes) e outros micro-organismos formaram colônias abundantes, que com o tempo acumulavam camadas de carbonatos e sedimentos e formavam rochas, chamadas estromatólitos. Os mais antigos estromatólitos já registrados apresentam uma idade de 3,5 bilhões de anos.
    Gradativamente, as cianobactérias assimilavam o dióxido de carbono da atmosfera, depositando-o no fundo do oceano na forma de calcário, e liberavam oxigênio livre. Elas tiveram uma grande importância ecológica, uma vez que provavelmente foram as responsáveis por encher a atmosfera de oxigênio, permitindo que mais tarde novas formas de vida se desenvolvessem.

Estromatólitos modernos podem ser vistos na baía Shark, na Austrália Ocidental, Austrália, e são incrivelmente similares aos fossilizados. Evidências dessas antigas estruturas, com até 3,5 bilhões de anos, foram encontradas no sul da África e na Austrália.
Crédito: Robert Paul Young / Creative Commons
As cianobactérias foram as principais construtoras de estromatólitos, estruturas rochosas resultantes da deposição de carbonatos e sedimentos ao longo do tempo.
Crédito: Matthew J. Parker


28 comentários:

  1. olá gosto muito do blog, poderiam postar sobre A GRANDE EXTINÇÃO , aquela do permiano\triássico, e também sobre os períodos da megafauna.abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Richard! Obrigado por acompanhar o blog. Na postagem "Período Permiano" você vai encontrar um pouco sobre a extinção do Permiano-Triássico e, mais à frente, irei escrever, sim, sobre os períodos em que viveu a megafauna.
      Até lá! Abraços.

      Excluir
    2. Anônimo19/3/21

      Vai cagar gostei do blog mais tenque melhorar e muito

      Excluir
    3. Por sua aparente limitação em criar uma crítica construtiva, vou simplesmente ignorar a linguagem chula. Sim, reconheço que há coisas a serem melhoradas, mas estou fazendo o que posso no momento. E, apesar do comentário um tanto contraditório, ainda assim agradeço por ter gostado do blog.

      Excluir
  2. pode me explicar por na evolução o celacanto no se modificou desde a era mesozoica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os celacantos têm praticamente a mesma aparência há 400 milhões de anos, desde muito antes dos dinossauros, quando os vertebrados estavam começando a conquistar o ambiente terrestre. Embora todos sejam conhecidos popularmente como celacantos, existem diferentes espécies, gêneros e famílias desses peixes com aparência primitiva. Ou seja, eles evoluíram, sim, e se modificaram.
      Hoje existem apenas 2 espécies, que vivem a algumas centenas de metros de profundidade no Oceano Índico, um ambiente específico e que permanece estável, o que não exige grandes mudanças para adaptação. Ainda assim, eles continuam a evoluir, mesmo que lentamente. Estudos recentes fizeram uma descoberta curiosa: os genes do celacanto têm evoluído mais lentamente do que em qualquer outra espécie de vertebrado.

      Excluir
    2. Anônimo2/6/20

      Eu gosto dos dinosauros tambem

      Excluir
  3. Anônimo6/6/18

    OQUE SIGNIFICA Ga? "(3,6 a 3,2 Ga)"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ga significa gigaannum, uma medida de tempo que equivale a 1.000.000.000 anos (1 bilhão de anos).
      No caso, 3,6 a 3,2 bilhões de anos atrás.

      Excluir
    2. Anônimo2/6/20

      Caraca você é sabio.

      Excluir
    3. KKKK, obrigado! É que eu leio bastante!

      Excluir
  4. Preciso referenciar o site em um trabalho mas não consigo achar o nome do autor do site que produz os artigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ricardo! Sou eu o autor do site. Fico muito grato por utilizá-lo como fonte de pesquisa e agradeço pelos créditos.
      Além disso, obrigado pelo alerta: você deve estar acessando a página pelo celular e acho que o meu nome só está aparecendo na versão para web da página.

      Excluir
  5. Perfeito, descomplica tudo. A história está descrita melhor do que muitos livros. Obrigada mesmo! Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, Rayane! Obrigado pela visita!

      Excluir
  6. Cara, conheci o seu blog hoje e já gostei pacas pqp, eu tenho um insta e faço varias postagens de biologia e vou começar fazendo umas postagens sobre dinos também, o senhor tem algum insta desse blog para eu deixar agradecimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Cara que Gosta de RPG! Eu acabo apenas compartilhando as postagens no Facebook, mas agradeceria se, mesmo assim, você deixasse uma indicação ou o endereço do blog! Aliás, qual o nome da sua página?

      Excluir
  7. oi eu estou gostando de se link ele e muito bom 😁😁😁

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Criado em 2017 e anos depois ainda sim seu blog servindo em prol do conhecimento. Ganhou minha admiração pela iniciativa que eu não tenho..kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk, muito obrigado! Na verdade, o blog começou em 2009!

      Excluir
  9. Anônimo23/5/22

    Caraca, melhor blog do mundo. Muito bom! Gostei muito. Nota:10

    ResponderExcluir
  10. Pedro3/2/24

    Caramba! Devo agradecer muito. Deixei outro comentário no do Hadeano. Eu estou fazendo uma pesquisa de como a terra surgiu até a vida atual. Estou no Neoarqueano. Provavelmente eu vou ler todos os seus períodos, éons, eras, épocas, etc. Muito obrigado mesmo. Talvez eu use ele de inspiração para criar um vídeo no meu canal do YouTube. O Mundo de Pedro, mas para achar ele pesquise O Mundo de Pedro Experiência Corona vírus, o meu canal tem 4 vídeos por enquanto e exatamente 100 inscritos. Obrigado Felipe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Pedro! E sucesso com seu canal!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.