10 de agosto de 2017

Escutossauro

Arte do documentário britânico Caminhando com os Monstros.
© 2005 BBC

O escutossauro (do grego "lagarto escudo") é um gênero de pareiassauro, grupo de grandes herbívoros do Permiano, que viveu entre 254 e 252 milhões de anos atrás, na Rússia. Media até 3 m de comprimento e pesava cerca de 1 t. Seu crânio era sólido e amplo, medindo até 50 cm de largura, com protuberâncias na parte de trás e na região das bochechas. Possuía audição excepcional e seria capaz de emitir bramidos altos para chamar outros de sua espécie. Seu nome se deve à armadura óssea que cobria o corpo.
Diferentemente da maioria dos répteis, mantinha os membros eretos, abaixo do corpo, de modo a sustentar sua grande massa e facilitar a locomoção. Mas, por ser pesado, não conseguia se mover com muita velocidade, o que o tornava vulnerável a ataques de grandes predadores. Para sua defesa, possuía um esqueleto robusto coberto por músculos poderosos, especialmente na região do pescoço. Havia ainda, sobre a pele, fileiras de pequenas ossificações (osteodermas) que agiam como uma armadura.
Vivendo em uma região semiárida, o escutossauro teria que vagar por áreas extensas para encontrar folhagem fresca para comer. Provavelmente permanecia próximo às margens e várzeas de rios, onde a vegetação é mais abundante, migrando apenas na estação seca. Seus dentes achatados eram adaptados para moer a vegetação árida. Como precisava comer constantemente, o escutossauro provavelmente vivia sozinho ou em pequenos grupos, a fim de evitar o desgaste da vegetação.
Nomeado por Vladimir Amalitzky em 1922, como uma espécie do gênero Pareiasaurus, do qual é um parente próximo, o escutossauro só foi nomeado como um gênero à parte em 1930, por A. Hartmann-Weinberg. O animal é conhecido através de vários espécimes, incluindo esqueletos completos.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Clado: † Parareptilia
Ordem: † Procolophonomorpha
Clado: † Pareiasauria
Gênero: † Scutosaurus
Espécie: † Scutosaurus karpinskii


© Mundo Pré-Histórico
O esqueleto forte e entroncado do Scutosaurus, em exibição no Museu Americano de História Natural, Nova York, EUA.
© Dorling Kindersley

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Prehistoric Wildlife e Palaeocritti.

Um comentário:

  1. No Grupo PlayArte eu fiz um episódio 6 PlayArte Pré-Histórico. Vem assistir.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.