© Amber Hill, 2016 |
Presbyornis é um gênero extinto de ave anseriforme que viveu nas épocas Paleocena e Eocena, de 62 a 34 milhões de anos atrás, na América do Norte. Tinha o tamanho e a forma de um ganso, com pernas mais compridas e pés palmados.
O Presbyornis foi um dos primeiros anseriformes, o grupo de aves que inclui o pato, o ganso e o cisne. A anatomia de seu crânio e bico lembra a de um pato, mas seus parentes mais próximos são as anhumas e os tachãs, aves sul-americanas que podem ser encontradas inclusive no Brasil. Fósseis sugerem que o Presbyornis vivia em colônias próximas a lagos rasos e usava seu bico chato para filtrar algas e pequenos animais da água. Possivelmente, era sujeito a sucumbir ao botulismo, doença causada por uma bactéria, comum a outras aves aquáticas e anseriformes.
Os fósseis da espécie Presbyornis pervetus incluem vários esqueletos completos, descobertos na formação Green River, nos EUA. Ela foi descrita em 1926, por Alexander Wetmore. Os poucos restos de P. isoni, uma espécie ligeiramente maior, nomeada em 1994, foram descobertos no estado americano de Maryland (um úmero e um dedo). Presbyornis recurvirostris é uma espécie ainda não completamente aceita, nomeada em 1959 e conhecida apenas por parte de uma asa encontrada em Utah.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: †Presbyornithidae
Gênero: †Presbyornis
Espécies: †Presbyornis pervetus, †P. recurvirostris? e †P. isoni
Fontes: Discovering Dinosaurs: Evolution, Extinction and the Lessons of Prehistory (NORELL et al., 2000), Fossilworks¹, Fossilworks² e Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.