25 outubro 2016

Tilacosmilo, o dentes-de-sabre marsupial

Tilacosmilo, com gliptodonte e toxodontes ao fundo.
© Roman Uchytel

    O tilacosmilo ("sabre com bolsa") é um tigre-dentes-de-sabre que viveu na América do Sul do final do Mioceno (cerca de 10 milhões de anos atrás) ao início do Plioceno (há cerca de 3 milhões de anos). Media 1,2 m de comprimento; estimativas definem seu peso entre 80 e 120 kg. Embora seja um dos vários mamíferos extintos popularmente chamados de "tigres-dentes-de-sabre", ele não é um parente dos tigres. Na verdade, pertence à ordem Sparassodonta, um grupo muito próximo dos marsupiais, os mamíferos que carregam seus filhotes em bolsas - isso significa que o tilacosmilo é um parente mais próximo dos cangurus do que de qualquer felídeo.

© Mundo Pré-Histórico

    Sua característica mais notável, portanto, são os caninos em forma de sabre. Esses longos dentes cresciam ao longo de toda a vida do animal e precisavam ser desgastados para compensar seu crescimento. A maxila inferior possuía duas proeminências ósseas, que formavam um rebordo para as presas, protegendo-as quando a mandíbula estava fechada. Sua mordida não era muito forte, mas isso também não era uma desvantagem. Abrindo a boca em um ângulo amplo, o tilacosmilo podia usar seus dentes eficientemente para perfurar o pescoço das vítimas. Atacava por emboscada, se escondendo na vegetação ou saltando de um lugar mais alto.
    Fisicamente semelhante ao felídeo esmilodonte, que surgiu mais tarde na América do Norte, o tilacosmilo entrou em extinção no Plioceno, quando o clima começou a tornar-se mais seco e as grandes aves-do-terror (Phorusrhacidae) exerciam uma forte competição por alimento. Foi descrito em 1933, por Elmer Riggs. Restos desse animal têm sido encontrados no norte da Argentina.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Metatheria
Ordem: †Sparassodonta
Família: †Thylacosmilidae
Gênero: †Thylacosmilus
Espécie: †Thylacosmilus atrox

As raízes dos dentes caninos formavam um arco sobre a maxila superior, estendendo-se até sobre as órbitas dos olhos.
Quando a mandíbula estava fechada, as presas repousavam sobre uma espécie de "bainha" na maxila inferior.

10 comentários:

  1. Gostei bastante por que foi no dia do meu Aniversário

    ResponderExcluir
  2. Faz do Nimravus
    Gostei, bom trabalho

    ResponderExcluir
  3. O tilascomilo viveu em quais países da América do sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto seus fósseis foram encontrados somente na Argentina.

      Excluir
  4. Mesmo tendo só 1,2 de comprimento pesava até 120 kg, isso é o mesmo que nossa onça-pintada, em que os maiores machos pesam até 158 kg.
    Realmente animais impressionantes!

    ResponderExcluir

  5. felipe se voce quiser poderia adicionar o monotrematum sul americano ele esclareceu que os monotremados(mamiferos que botam ovo)nao viveram so na australia e tiveram todo um emperio na sua epoca sabese muito pouco sobre os monotremados pre historicos como teinolophos e zaglossus hacketti

    ResponderExcluir
  6. Oi, sou novo na comunidade, MAIS séria muito legal um texto sobre os Sparassodonta, esse grupo de metatheria que mau ousso falar, espero que goste da ideia.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.