20 fevereiro 2016

Dimorfodonte, o réptil com dois tipos de dentes

© John Bindon

    O dimorfodonte, um pterossauro de tamanho médio do início do Jurássico, possui uma característica rara entre os répteis: dois tipos distintos de dentes em sua boca. Por essa razão, seu nome significa "dentes de duas formas". Este réptil voador viveu de 195 a 190 milhões de anos atrás, na Inglaterra e no México. Alimentava-se de peixes e principalmente insetos, e media 1 m de comprimento por 1,4 m de envergadura.

© Mundo Pré-Histórico

    Seu corpo apresenta vários traços primitivos, como asas menores e cauda longa. O crânio era alto, e as maxilas, curtas. O pescoço, também curto, mas forte e flexível, poderia portar uma bolsa membranosa na parte inferior. Os dentes do dimorfodonte parecem ser adaptados a usos diferentes: na maxila superior, eles são longos e afiados, maiores na frente da boca e provavelmente adequados para capturar presas; os dentes de baixo são menores e em maior quantidade, próprios para segurar o alimento firmemente durante o voo.
    Passagens de ar entre as vértebras reduziam o peso do corpo, assim como o crânio continha grandes aberturas, separadas por finas partições de osso - uma estrutura sucinta, leve e forte, como os arcos que sustentam uma ponte. Especula-se que na ponta da cauda havia uma espécie de grimpa, como a do ranforrinco, embora nenhuma evidência fóssil tenha sido encontrada ainda.
    Os primeiros fósseis de dimorfodonte foram encontrados por Mary Anning, em dezembro de 1828, no condado de Dorset, Inglaterra. Trinta e um anos depois, tendo Richard Owen anunciado a descoberta de dois exemplares mais bem preservados, o animal recebeu seu próprio gênero, sendo a espécie nomeada como Dimorphodon macronyx. Uma nova espécie (Dimorphodon weintraubi) foi descoberta em 1998, no México.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Ordem: †Pterosauria
Clado: †Macronychoptera
Família: †Dimorphodontidae
Subfamília: †Dimorphodontinae
Gênero: †Dimorphodon
Espécies: †Dimorphodon macronyx e †D. weintraubi

Dimorphodon macronyx
© Sergey Krasovskiy
Imagem do livro Dragons of the Air (1901).

6 comentários:

  1. Muito legal, e obrigado por ter olhado o meu blog. Posso fazer uma pergunta? Você gostou dos estauricossauros que eu coloquei atraz de tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. As imagens no fundo ficaram legais, sim. Só acho que atrás do texto elas atrapalham um pouco pra ler. Tente deixar o plano de fundo da postagem um pouco mais escuro, talvez. Beleza?

      Excluir
  2. eu achei o trabalho muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Hugo! Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  3. Sabe eu gostei muito do seu blog tanto é que estou o usando como fonte de informação para meu livro ilustrado.

    Tenho um pedido ,voce poderia fazer uma lista com as diferenças entre os dinossauros da saga jurassic Park e como eles realmente seriam? Acho que seria muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, eu já havia pensado mesmo em fazer algo assim. Fique no aguardo e continue a visitar o Mundo Pré-Histórico! Valeu.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.