27 setembro 2013

Dacentrurus

© Arturo de Miguel

Atualizado em julho de 2014

    Dacentrurus (nome que significa "cauda cheia de espinhos") é um dinossauro herbívoro do final do Jurássico, que viveu de 160 a 150 milhões de anos atrás, nas florestas da Europa Ocidental. Chegava a 8 m de comprimento, 2 m de altura e 5 toneladas.

© Mundo Pré-Histórico

    Esse estegossauro grande e forte, que se alimentava de vegetação baixa, estava, segundo alguns fósseis indicam, entre os maiores de seu grupo. É semelhante ao Stegosaurus, mas a configuração de suas placas é um pouco diferente. Duas fileiras de pequenas placas triangulares percorrem o dorso a partir do pescoço, e duas filas de espigões se colocam sobre a cauda. Dessa forma, Dacentrurus é estreitamente relacionado ao africano Kentrosaurus. A ponta da cauda do Dacentrurus era munida de espinhos afiados, mas não é confirmado que tivesse um par deles sobre os ombros.
    Originalmente chamado Omosaurus, foi nomeado em 1875, baseado em um esqueleto encontrado no sul da Inglaterra. Em 1902, rebatizado, pois aquele nome já havia sido dado a um crocodilo. Depois, outras espécies foram descritas, mas hoje somente Dacentrurus armatus é válida. Também há fósseis de Portugal, da Espanha e da França.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Clado: †Thyreophora
Subordem: †Stegosauria
Família: †Stegosauridae
Subfamília: †Dacentrurinae
Gênero: †Dacentrurus
Espécie: †Dacentrurus armatus

© Oscar Sanisidro
Holótipo do Dacentrurus no Museu de História Natural de Londres.

Fontes: Animal Planet e Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.