04 maio 2013

Squalicorax

© Robert Nicholls, 2003

    Squalicorax (do latim e do grego, respectivamente, "tubarão corvo") é um gênero extinto de tubarão do período Cretáceo, que viveu de 105 a 65 milhões de anos atrás, desaparecendo junto com os dinossauros. O comprimento variava de 2 a 5 m, dependendo da espécie, e o peso era em torno de 230 e 450 kg.
    Seus dentes eram relativamente pequenos, mas numerosos, semelhantes aos de um atual tubarão-tigre: curvos e serrilhados, de 2,5 a 3 cm. O Squalicorax atacava tartarugas, mosassauros, peixes e outras criaturas, além de se alimentar de animais já mortos (necrofagia), incluindo dinossauros que morressem na água. A forma e a estrutura do corpo indicam que era um nadador rápido, o qual habitava os oceanos de quase todo o mundo.
    Um grande número de dentes fósseis de Squalicorax foi encontrado na Europa, no norte da África e na América do Norte; e um esqueleto completo e articulado, com 1,9 m, foi achado no Kansas, EUA. Porém são os dentes que melhor se preservam, porque o esqueleto dos tubarões, cartilaginoso, se degrada facilmente.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Lamniformes
Família: †Anacoracidae
Gênero: †Squalicorax
Espécies: †Squalicorax falcatus, †S. kaupi, †S. pristodontus, †S. volgensis, †S. bassanii, †S. curvatus, †S. dalinkevichiusi, †S. primaevus e †S. primigenius

Dente fóssil de Squalicorax.
© NGHT, Inc., 2007 / National Geographic

Fontes: Wikipedia e About.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.