1 de maio de 2013

Camarassauro

© Raúl Martín

O camarassauro (do latim, "lagarto com câmaras") é um dinossauro saurópode do final do Jurássico, que viveu de 155 a 145 milhões de anos atrás nas planícies inundadas da América do Norte. Tinha, em média, 18 m de comprimento, 4,6 m de altura nos quadris e 20 t.
O pescoço e a cauda do camarassauro eram curtos se comparados aos de outros saurópodes. Seu crânio era alto e curto, com um focinho rombudo como o de um buldogue. Os dentes fortes, em forma de cinzel e profundamente enraizados, recobriam a boca e indicam que o camarassauro comia folhas mais duras e sem a necessidade de gastrólitos. Vivia em bandos, e suas principais armas de defesa contra os predadores eram as garras das patas dianteiras e a cauda robusta.
Os fósseis de camarassauro são comuns e frequentemente bem preservados, tanto que sabe-se mais sobre o esqueleto do camarassauro do que de qualquer outro saurópode. Ele possuía um intrincado sistema de sacos aéreos nas vértebras ligados aos pulmões. As câmaras e passagens de ar serviam para reduzir o peso do corpo, recurso relativamente desconhecido na época da descoberta. Esse curioso fato deu origem ao nome do animal ("lagarto com câmaras"), que foi batizado por Edward Cope em 1877.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: † Sauropodomorpha
Infraordem: † Sauropoda
Família: † Camarasauridae
Gênero: † Camarasaurus
Espécies: † Camarasaurus supremus, † C. grandis, † C. lentus e (?) † C. lewisi

© Mundo Pré-Histórico

© Dorling Kindersley/Getty Images

Fontes: Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-história, National Dinosaur MuseumWikipedia (versão em inglês) e Enchanted Learning Software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.