© Tuomas Koivurinne |
Atualizado em agosto de 2013
O Kosmoceratops (do grego, "rosto ornamentado com chifres") é um dinossauro herbívoro que viveu de 76,5 a 75,5 milhões de anos atrás, durante o Cretáceo Superior, na América do Norte. Pesava 2,5 toneladas e media 5 m de comprimento, sendo que só a cabeça alcançava quase 2 m.
© Mundo Pré-Histórico |
O ambiente em que viveu era, na época, um pântano exuberante. A principal característica do Kosmoceratops é a quantidade de chifres na cabeça - quinze no total -, mais do que qualquer outro dinossauro. Os chifres acima dos olhos eram longos, finos e se projetavam para os lados, o que também difere da maioria dos ceratópsios. Havia também uma protuberância sobre o nariz e pequenos chifres nas bochechas. Todo esse ornamento deveria ser usado para atrair parceiros.
A espécie foi nomeada em 2010 pelo paleontólogo canadense Scott D. Sampson, depois que dois crânios e outros ossos foram descobertos na Formação Kaiparowits, em Utah, Estados Unidos.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Ordem: †Ornithischia
Subordem: †Ceratopsia
Família: †Ceratopsidae
Subfamília: †Chasmosaurinae
Gênero: †Kosmoceratops
Nossa!!!! Que legal!!! Você tem quase um alfabeto inteiro só de animais pré históricos !!!!!!! Só faltava um Zuniceratope ou um Zalmoxes.
ResponderExcluir