Crédito: (autor desconhecido) |
Atualizado em janeiro de 2014
O fitossauro ("lagarto herbívoro", embora hoje se saiba que era carnívoro) é um réptil muito semelhante a um crocodilo, que media 2 m de comprimento, pesava cerca de 40 kg e vivia na Europa e América do Norte durante o período Triássico, há 200 milhões de anos.
© Mundo Pré-Histórico |
Com uma semelhança notável com os crocodilos modernos no tamanho, na aparência e no estilo de vida semiaquático, o fitossauro, bem como o grupo a que pertence, pode ser considerado um exemplo de evolução convergente*. Uma das características, porém, que diferenciam os dois animais são as narinas, que, no fitossauro, se localizam na testa, e não na ponta do focinho. Na boca estreita, uma fileira de dentes pontiagudos e bem organizados serviam para agarrar pequenos peixes e animais que se aproximavam para beber água.
Extinguiu-se no fim do período Triássico sem razão aparente. Descrito inicialmente por G. Jaeger em 1828, o gênero continua sendo duvidoso. Até 2005 a ordem Fitossauros (Phytosauria) era incluída na superordem Crocodilomorfos (Crocodylomorpha), mas hoje é considerada uma divisão anterior a esta na árvore filogenética.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Archosauria
Clado: Pseudosuchia (?)
Ordem: †Phytosauria
Família: †Parasuchidae
Gênero: †Phytosaurus
Espécie: †Phytosaurus cylindricodon e †P. cubicodon
Crédito: (autor desconhecido) |
*A convergência evolutiva é observada quando a adaptação a modos de vida semelhantes leva organismos pouco aparentados a desenvolverem características semelhantes. Por exemplo, as asas dos insetos e as asas das aves têm a mesma função, mas não estão presentes em um ancestral comum aos dois grupos. O mesmo acontece com as nadadeiras dos peixes e as nadadeiras dos golfinhos (que são mamíferos).
Fontes: AVPH e Wikipedia.
Felipe, o gênero Phytosaurus é considerado duvidoso.
ResponderExcluirSim, está escrito na postagem, mas alguma hora eu dou uma revisada nela.
ExcluirSim, por isso eu comentei, pois eu pensava que ele era válido.
ExcluirAh, entendi.
Excluir