08 fevereiro 2012

Fitossauro

Crédito: (autor desconhecido)

Atualizado em janeiro de 2014

    O fitossauro ("lagarto herbívoro", embora hoje se saiba que era carnívoro) é um réptil muito semelhante a um crocodilo, que media 2 m de comprimento, pesava cerca de 40 kg e vivia na Europa e América do Norte durante o período Triássico, há 200 milhões de anos.

© Mundo Pré-Histórico

    Com uma semelhança notável com os crocodilos modernos no tamanho, na aparência e no estilo de vida semiaquático, o fitossauro, bem como o grupo a que pertence, pode ser considerado um exemplo de evolução convergente*. Uma das características, porém, que diferenciam os dois animais são as narinas, que, no fitossauro, se localizam na testa, e não na ponta do focinho. Na boca estreita, uma fileira de dentes pontiagudos e bem organizados serviam para agarrar pequenos peixes e animais que se aproximavam para beber água.
    Extinguiu-se no fim do período Triássico sem razão aparente. Descrito inicialmente por G. Jaeger em 1828, o gênero continua sendo duvidoso. Até 2005 a ordem Fitossauros (Phytosauria) era incluída na superordem Crocodilomorfos (Crocodylomorpha), mas hoje é considerada uma divisão anterior a esta na árvore filogenética.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Archosauria
Clado: Pseudosuchia (?)
Ordem: †Phytosauria
Família: †Parasuchidae
Gênero: †Phytosaurus
Espécie: †Phytosaurus cylindricodon e †P. cubicodon

Crédito: (autor desconhecido)

*A convergência evolutiva é observada quando a adaptação a modos de vida semelhantes leva organismos pouco aparentados a desenvolverem características semelhantesPor exemplo, as asas dos insetos e as asas das aves têm a mesma função, mas não estão presentes em um ancestral comum aos dois grupos. O mesmo acontece com as nadadeiras dos peixes e as nadadeiras dos golfinhos (que são mamíferos).

Fontes: AVPH e Wikipedia.

4 comentários:

  1. Felipe, o gênero Phytosaurus é considerado duvidoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está escrito na postagem, mas alguma hora eu dou uma revisada nela.

      Excluir
    2. Sim, por isso eu comentei, pois eu pensava que ele era válido.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.