22 janeiro 2012

Liopleurodonte

Liopleurodon ferox
© Ivan Stalio

Atualizado em janeiro de 2014

    O liopleurodonte (que significa "dentes de lados lisos") é um grande plesiossauro pliossaurídeo que viveu no final do período Jurássico, entre 160 e 155 milhões de anos atrás, nos mares europeus. Alcançava 7 m de comprimento e 2,5 t.

© Mundo Pré-Histórico

    Seus quatro membros fortes assemelhavam-se a remos e, embora não fossem muito eficientes, garantiam uma boa aceleração. Pesquisas usando modelos robóticos sugeriram que o liopleurodonte era um predador de emboscada, que não conseguia nadar em alta velocidade por longas distâncias, mas que podia surpreender as presas com um súbito impulso (cerca de 10 km/h). Possivelmente os ictiossauros eram seu principal alimento, junto com peixes, lulas e outros plesiossauros, rastreando-os com seu olfato apurado e visão binocular.
    Acredita-se que o liopleurodonte seguia rotas migratórias, passando toda a vida no mar, contudo não se sabe se deu à luz nos oceanos ou em terra. Também é suposto que sua pele fosse lisa para facilitar o deslocamento através da água. Embora os paleontólogos concordem que ele foi um temível predador dos mares jurássicos, o liopleurodonte não foi tão grande como muitas vezes é referido. Vários outros pliossauros descobertos são maiores.
    O primeiro fóssil foi encontrado em 1873, na França, por Henry Émile Sauvage: um dente da criatura que passaria a se chamar Liopleurodon ferox. Os dentes podiam chegar a 7 cm, e o enorme crânio, até 1,5 m. Os fósseis, geralmente incompletos, vêm sobretudo da Inglaterra e da França.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Superordem: †Sauropterygia
Ordem: †Plesiosauria
Subordem: †Pliosauroidea
Família: †Pliosauridae
Clado: †Thalassophonea
Gênero: †Liopleurodon
Espécies: †Liopleurodon ferox e †L. pachydeirus?

A série televisiva Caminhando com os Dinossauros, da BBC, ajudou a popularizar o liopleurodonte como uma criatura assustadora de 25 m de comprimento, uma estimativa obsoleta baseada em fósseis muito fragmentados.
© 1999 BBC
Liopleurodon ferox com 4,5 m no Instituto Paleontológico da Universidade de Tubinga, na Alemanha.

Fontes: The Plesiosaur SiteWalking with Dinosaurs e Wikipedia.

9 comentários:

  1. Porque a série da BBC errou o tamanho deste animal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série foi lançada em 1999 e baseou o tamanho do liopleurodonte em fósseis bastante fragmentados. Hoje as estimativas são bem menores. Além disso, nada melhor do que um animal gigantesco para surpreender a audiência, não é?
      Aliás, já alterei a postagem para deixar isso mais claro. Abraços, até mais!

      Excluir
    2. Boa tarde, o liopleurodon não media 7 metros de comprimento?

      Excluir
    3. Sim, esse é o tamanho mais aceito hoje em dia. Mas algumas estimativas antigas, que previam um comprimento muito maior, foram popularizadas na mídia, como no documentário "Caminhando com os Dinossauros".

      Excluir
  2. Felipe, você poderia atualizar as postagens dos répteis aquáticos (do liopleurodonte inclusive). Eu estou fazendo isso no meu canal, estou atualizando o mais rápido possível os vídeos antigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou atualizando as postagens mais antigas também, conforme eu posso.

      Excluir
    2. Estou tentando fazer as atualizações nos meus vídeos o meu rápido possível, as vezes eu fico meio perdido, pois eu tô meio apertado com o cronograma. Mas conforme o tempo passa eu vou fazendo.

      Excluir
  3. Olá, tenho uma dúvida, é possível que o Liopleurodonte tenha utilizado as nadadeiras para arrastar seu corpo pela terra? Pois as tartarugas marinhas são capazes dessa ação apesar do peso da carapaça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel! Como eu disse na postagem sobre os plesiossauros, hoje em dia acredita-se que esses animais não conseguiam sair da água, pois seus membros não eram articulados. Ademais, eles não deviam se reproduzir por ovos.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.