Crédito: (autor desconhecido) |
Atualizado em agosto de 2017
O mais antigo pássaro com dentes que se conhece, ictiórnis era semelhante a uma gaivota (tanto em aparência como em nicho ecológico), e ajudou os cientistas a entender a evolução das aves. Seus dentes afiados, dispostos somente na porção média do bico, eram pequenos, curtos, estreitos e curvados para trás. As asas eram longas, e as pernas, curtas. O ictiórnis tinha um bico longo que não era uma peça inteiriça de queratina, mas formado por várias placas, como o bico de um albatroz moderno. Alimentava-se de peixes e outros pequenos animais aquáticos que nadavam perto da superfície. A estrutura de suas asas e do osso esterno sugerem uma forte capacidade de voo.
Os primeiros fósseis de ictiórnis foram encontrados em 1870, no centro dos Estados Unidos, por Benjamin Franklin Mudge, e descritos dois anos depois por Othniel Charles Marsh. A representação fóssil dessa ave é dada por amostras múltiplas vindas dos EUA e do Canadá, incluindo indivíduos jovens e adultos.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Theropoda
Clado: Avialae
Clado: Avialae
Clado: Ornithurae
Clado: †Ichthyornithes
Gênero: †Ichthyornis
Espécie: †Ichthyornis dispar
Espécime quase completo, encontrado em 1970, no Kansas, em exposição no Museu Sternberg de História Natural, em Hays, Kansas, EUA. |
Crédito: (autor desconhecido) |
Fontes: Prehistoric Wildlife, ThoughtCo e Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.