09 maio 2010

Maiassaura, uma mãe cuidadosa

© James Kuether

Atualizado em maio de 2021

    A maiassaura (nome de origem greco-latina que significa "lagarto boa mãe") é um dinossauro hadrossauro do final do Cretáceo. Viveu de 76,7 a 76,4 milhões de anos atrás, em meados da idade Campaniana, onde hoje são os Estados Unidos. Media até 9 m de comprimento, 3 m de altura e pesava em torno de 4 toneladas. Esse grande herbívoro ajudou a esclarecer vários aspectos importantes relacionados à conduta parental dos dinossauros.
    Tinha um bico chato, típico dos hadrossauros, e um nariz espesso. Uma pequena elevação óssea em frente aos olhos pode ter sido usada pelos machos durante as brigas por fêmeas. Entretanto, o animal não parece ter qualquer defesa contra predadores, a não ser, talvez, sua cauda musculosa e seu comportamento gregário. Manadas com cerca de dez mil indivíduos migravam sazonalmente de norte a sul pela América do Norte.
    Provavelmente seu parente mais próximo é o braquilofossauro, mas também conviveu com o hadrossaurídeo hipacrossauro. Naquele ambiente semiárido do Cretáceo também havia predadores, como o daspletossauro e o troodonte.

Foto: Centro de Dinossauros de Wyoming, Thermopolis, EUA

    Em 1978, a descoberta de uma colônia de nidificação, com vestígios de ninhos com ovos, embriões e bebês, revelou que a maiassaura protegia e alimentava suas crias. O local, em Montana (EUA), ficou conhecido como Egg Mountain, "Montanha dos Ovos". Essas foram as primeiras evidências de que os dinossauros realmente cuidavam de seus filhotes depois que estes nasciam. Os recém-nascidos eram incapazes de andar; depois, até certa idade, caminhavam sobre duas patas; e os adultos, por fim, eram quadrúpedes. Mais de 200 espécimes de maiassaura, de todas as faixas etárias, já foram encontrados. Em 1979, Jack Horner e Robert Makela realçaram a importância da descoberta ao vincular o novo dinossauro à deusa grega Maia, a "boa mãe".

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Ornithopoda
Família: † Hadrosauridae
Subfamília: † Saurolophinae
Tribo: † Brachylophosaurini
Gênero: † Maiasaura
Espécie: † Maiasaura peeblesorum

© Mundo Pré-Histórico
 
Em uma colônia de maiassauras, os ninhos eram cavados na terra e construídos próximos uns dos outros. Continham de 30 a 40 ovos do tamanho de um ovo de avestruz, arranjados em círculos. A incubação ocorria por meio do calor resultante da decomposição da matéria vegetal trazida pelos pais.
© John Sibbick
Reconstrução de maiassaura emergindo do ovo, feita pelo paleontólogo americano Jack Horner.
Foto: Museu das Montanhas Rochosas, Bozeman, Montana, EUA

4 comentários:

  1. eu acho a maiasaura um exemplo e muito fofa eu ia criar uma em casa deixa ela no quintal com permisao do ibama claro eu tenho uma duvida quais os dinosauros que conviveram com a maiasaura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maiassaura conviveu com o hipacrossauro, o Gryposaurus, o bambirraptor, o daspletossauro e o Orodromeus.
      P.S.: se você encontrar uma, me avise. Vou querer também!

      Excluir
    2. Ué, eu quero também!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.