4 de abril de 2011

Toxochelys

Toxochelys weeksi vai a terra botar seus ovos.
© 2016 Nathan L. Parker

(Atualizado em outubro de 2016)

Toxochelys é uma tartaruga marinha do final do período Cretáceo. Viveu de 85 a 70 milhões de anos atrás, no Canadá e Estados Unidos. Pertence a uma linhagem evolutiva intermediária entre as tartarugas marinhas modernas e outras espécies, mas que desapareceu sem deixar descendentes nos dias de hoje. Mesmo assim, provavelmente tinha os mesmos hábitos, como postura de ovos em praias e alimentação variada.
Com até 2 m de comprimento, Toxochelys era um animal de porte médio, menor que o Archelon e o Protostega, por exemplo, tartarugas que nadavam pelas mesmas águas em torno da mesma época. Entretanto, o Mar Interior Ocidental, que cobria a porção central do continente norte-americano no fim do Cretáceo, também escondia predadores perigosos para o Toxochelys, entre eles o mosassauro Tylosaurus e o grande tubarão Cretoxyrhina.
Toxochelys latiremis é a espécie mais comum nos depósitos de giz de Smoky Hill, oeste do Kansas, EUA. O Toxochelys foi descrito por Edward Drinker Cope, em 1873. É interessante notar que fósseis do crânio e dos membros são muito mais fáceis de se encontrar do que partes da carapaça. Composta por ossos finos debaixo de uma cobertura de couro, é provável que a carapaça dessa tartaruga não fosse párea para as mandíbulas fortes e dentes afiados dos tubarões e mosassauros.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Subordem: Cryptodira
Clado: Panchelonioidea
Gênero: † Toxochelys
Espécies: † Toxochelys bauri, † T. browni, † T. latiremis, † T. moorevillensis e † T. weeksi


© Mundo Pré-Histórico
Fóssil raro de um bebê Toxochelys, com apenas 24 cm, descoberto no condado de Lane, Kansas.
Foto: cortesia de Triebold Paleontology, Inc.
(Autor desconhecido)

Fontes: Prehistoric WildlifeOceans of Kansas e Wikipedia (versão em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.