04 abril 2011

Toxochelys

Toxochelys vai a terra botar seus ovos.
Crédito: Nathan L. Parker, 2016

Atualizado em janeiro de 2019

Toxochelys (nome que significa "tartaruga curvada") é uma tartaruga-marinha do final do período Cretáceo. Viveu de 83 a 72 milhões de anos atrás, no Canadá e Estados Unidos. Pertence a uma linhagem evolutiva intermediária entre as tartarugas-marinhas modernas e outras espécies, mas que desapareceu sem deixar descendentes nos dias de hoje. Mesmo assim, devia ter os mesmos hábitos, como postura de ovos em praias e alimentação variada (onívora).
Era, provavelmente, a tartaruga mais abundante do Mar Interior Ocidental, que cobria a porção central do continente norte-americano no fim do Cretáceo. Seu casco leve e membros achatados próprios para bater faziam-no deslizar velozmente pela água. Com até 2 m de comprimento, o Toxochelys era um animal de porte médio, menor que o arquelônio e o Protostega, tartarugas com as quais conviveu. O Mar Interior Ocidental também escondia predadores perigosos para essas tartarugas, entre eles os mosassauros Prognathodon e tilossauro e o grande tubarão Cretoxyrhina.
Toxochelys latiremis é a espécie mais comum nos depósitos de giz Smoky Hill, Formação Niobrara, no oeste do Kansas (EUA), e foi descrita por Edward Drinker Cope, em 1873. É interessante notar que fósseis do crânio e dos membros são muito mais fáceis de se encontrar do que partes da carapaça. Composta por ossos finos debaixo de uma cobertura de couro, é provável que a carapaça dessa tartaruga não fosse párea para as mandíbulas fortes e dentes afiados de grandes peixes, tubarões e mosassauros.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Subordem: Cryptodira
Clado: Panchelonioidea
Gênero: † Toxochelys
Espécies: † Toxochelys latiremis e † T. moorevillensis

© Mundo Pré-Histórico
Fóssil raro de um bebê Toxochelys, com apenas 24 cm, descoberto em 1993 no condado de Lane, Kansas, EUA, por Mike Triebold.
Foto: cortesia de Triebold Paleontology, Inc.
Toxochelys latiremis
Crédito: Gabriel Ugueto

Fontes: Prehistoric WildlifeOceans of Kansas, RMDRC e Wikipedia (versão em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.