Atualizado em agosto de 2020
O aucassauro ("lagarto de Auca Mahuevo") é um terópode abelissaurídeo que viveu entre 85 e 80 milhões de anos atrás, da idade Santoniana à Campaniana do Cretáceo Superior, na Argentina. De médio porte, atingia 6,1 m de comprimento e 1,5 t. Era menor que seu parente carnotauro e evolutivamente mais derivado quanto a algumas características.
Seus braços eram proporcionalmente mais longos que os do carnotauro, mas, ainda assim, extremamente reduzidos. As mãos continham quatro metacarpos, porém só o segundo e o terceiro terminavam em dedos, pequenos e sem garras. O crânio era um pouco mais alongado e baixo que o do carnotauro e, em vez de chifres, esse predador possuía um par de cristas discretas sobre os olhos. O único crânio fossilizado de aucassauro apresenta uma séria lesão que, por sua limitação à região da cabeça, não deve ter sido causada por algum animal alimentando-se de sua carcaça, mas provocada por um ataque ao indivíduo ainda vivo. O motivo pode ter sido a revidação de um grande dinossauro herbívoro, uma briga com outro aucassauro por carcaça ou território, ou até mesmo um caso de canibalismo - comportamento já sugerido no abelissaurídeo majungassauro.
Os fósseis da espécie foram encontrados em 1999, no sítio fossilífero de Auca Mahuevo, que pertence à Formação Anacleto, na província de Neuquén, Argentina. Batizada em 2002 por Rodolfo Coria, Luis Chiappe e Lowell Dingus, o nome Aucasaurus garridoi é uma homenagem àquele que a descobriu, Alberto Garrido. O esqueleto encontrado é completo até a décima terceira vértebra caudal e, portanto, bem compreendido, apesar do crânio danificado. Sendo o abelissaurídeo mais completo já descrito, sua descoberta ajudou a esclarecer aspectos importantes da anatomia corporal dos dinossauros dessa família. Em 2009, foi sugerido que fosse o mesmo animal que o abelissauro e, em 2010, chegou a ser proposto como uma nova espécie daquele gênero (Abelisaurus garridoi), o que não encontrou aceitação em meio à comunidade científica.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Clado: Theropoda
Família: †Abelisauridae
Tribo: †Carnotaurini
Gênero: †Aucasaurus
© Mundo Pré-Histórico (Baseado na reconstrução de Scott Hartman, 2003) |
Crédito: Sergio Pérez, 2005 |
Reconstituição do esqueleto do aucassauro, com elementos faltantes da cauda baseados no carnotauro. © 2003 Scott Hartman |
Incrível!! Adorei!
ResponderExcluirObrigado, Vinícius!
ExcluirVelho... se essa postagem já está fantástica, imagina a do alioramo.
ResponderExcluirKkkk Em breve libero ela de novo. 😉
ExcluirSó aguardando.
ExcluirEu adorei essa postagem ! Me informou muito sobre esse teropode , e muita coisa que eu não sabia ! 😁😅
ResponderExcluirQue bom, Lorenzo! Fico feliz.
ExcluirMe chamo Sofia, gostaria de saber o que significa abelissaurídeo
ResponderExcluirOi Sofia! Abelissaurídeos são todas as espécies de dinossauros carnívoros da família Abelisauridae, como o abelissauro, o carnotauro, o picnonemossauro, o rajassauro e o aucassauro, entre outros.
ExcluirA proposito Felipe, quando sai a postagem do Alioramus? kkk!
ResponderExcluirDepois que eu finalizar a superpostagem que pretendo lançar antes do Natal! 😃
Excluirestarei de olho mais 24 horas agora, fiquei curioso sobre essa postagem... hehe!
Excluir