21 março 2009

Majungassauro, o dinossauro canibal

Majungassauros se alimentando de rapetossauros mortos - e até mesmo de seus iguais, repare no fundo -, enquanto o pássaro Rahonavis também ajudava a limpar as carcaças.
© 2007 Raúl Martín

Atualizado em dezembro de 2014

    O majungassauro ("lagarto de Mahajanga", província onde foi descoberto) é um terópode abelissaurídeo que viveu nas várzeas de Madagascar entre 70 e 66 milhões de anos atrás, no fim do Cretáceo. Era um terópode de porte médio, que alcançava 7 m de comprimento e 1,5 tonelada.
    Como em outros abelissaurídeos, seu crânio tinha um focinho curto e uma superfície muito áspera. No entanto, era maior e encimado por um engrossamento ósseo, além de um único chifre arredondado no topo da cabeça. Em vida, essas estruturas, que eram ocas para reduzir o peso, deveriam ser cobertas por queratina e provavelmente serviam para exibição. Seu corpo é semelhante ao do aucassauro e do carnotauro, com uma cauda longa para equilibrar a cabeça e o tronco. O pescoço era musculoso, os braços, extraordinariamente curtos, e as mãos, com ossos fundidos, eram imóveis.
    O majungassauro era o maior predador de seu ecossistema, especializado em morder o pescoço de saurópodes como o rapetossauro e segurá-lo até que a presa estivesse subjugada. É também um dos poucos dinossauros com evidências diretas de canibalismo. Contudo, isso só deveria ocorrer quando um majungassauro já estivesse morto ou quando dois machos competiam por território.
    Conhecido através de vários crânios bem preservados e fósseis abundantes, tornou-se um dos terópodes do Hemisfério Sul mais estudados. Charles Depéret, paleontólogo francês, foi quem primeiro descobriu alguns restos fossilizados, em 1896. No ano de 1979, foi descrito um fragmento de crânio em forma de cúpula como um novo gênero de paquicefalossauro, Majungatholus. Somente após a descoberta de um crânio completo, o majungatolo foi classificado, em 1998, como um abelissaurídeo. Em 2007, Majungatholus foi oficialmente substituído pelo antigo nome Majungasaurus.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: † Abelisauridae
Subfamília: † Majungasaurinae
Gênero: † Majungasaurus
Espécie: † Majungasaurus crenatissimus

© Mundo Pré-Histórico
© Heraldo Mussolini
Foto: Museu Field de História Natural, Chicago, EUA

Fontes: BBC NaturePrehistoric Wildlife e Wikipedia.

5 comentários:

  1. Poderia me dizer de qual é o abelissaurídeos mais antigo descoberto, e de que continente eles vieram?
    Desde já, agradeço sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O abelissaurídeo mais antigo que se conhece é o Eoabelisaurus, que viveu na Argentina durante o Jurássico Médio. No entanto, pouco se sabe da história evolutiva inicial dessa família, apenas que eles eram abundantes na Gonduana do Cretáceo.

      Excluir
    2. esse dino parece com um carnotauro mas eu gosto do t-rex que é o dino mais lendário

      Excluir
  2. Tinha outro dinossauro que achavam que era canibal: o celófise.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.