21 de março de 2009

Majungassauro, o grande predador de Madagascar

Majungassauros se alimentando de rapetossauros mortos - e até mesmo de seus iguais, repare ao fundo -, enquanto o pássaro Rahonavis também ajudava a limpar as carcaças.
© 2007 Raúl Martín

(Atualizado em dezembro de 2014)

O majungassauro ("lagarto de Mahajanga", província onde foi descoberto) é um terópode abelissaurídeo que viveu nas várzeas de Madagascar entre 70 e 66 milhões de anos atrás, no fim do Cretáceo. Era um terópode de porte médio, que alcançava 7 m de comprimento e 1,5 tonelada.
Como em outros abelissaurídeos, seu crânio tinha um focinho curto e uma superfície muito áspera. No entanto, era maior e encimado por um engrossamento ósseo, além de um único chifre arredondado no topo da cabeça. Em vida, essas estruturas, que eram ocas para reduzir o peso, deveriam ser cobertas por queratina e provavelmente serviam para exibição. Seu corpo é semelhante ao do aucassauro e do carnotauro, com uma cauda longa para equilibrar a cabeça e o tronco. O pescoço era musculoso, os braços são extraordinariamente curtos, e as mãos, com ossos fundidos, eram imóveis.
O majungassauro era o maior predador de seu ecossistema, adaptado para morder o pescoço de saurópodes como o rapetossauro e segurá-lo até que a presa estivesse subjugada. É também um dos poucos dinossauros com evidências diretas de canibalismo. Contudo, isso só deveria ocorrer quando um majungassauro já estivesse morto ou quando dois machos competiam por território.
Conhecido através de vários crânios bem preservados e fósseis abundantes, tornou-se um dos terópodes do Hemisfério Sul mais estudados. Charles Depéret, paleontólogo francês, foi quem primeiro descobriu alguns restos fossilizados, em 1896. No ano de 1979, foi descrito um fragmento de crânio em forma de cúpula como um novo gênero de paquicefalossauro, Majungatholus. Somente após a descoberta de um crânio completo, o majungatolo foi classificado, em 1998, como um abelissaurídeo. Em 2007, Majungatholus foi oficialmente substituído pelo antigo nome Majungasaurus

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: † Abelisauridae
Subfamília: † Majungasaurinae
Gênero: † Majungasaurus
Espécie: † Majungasaurus crenatissimus


© Mundo Pré-Histórico
© Heraldo Mussolini
Foto: Museu Field de História Natural, Chicago, EUA

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), BBC Nature e Prehistoric Wildlife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.