19 março 2009

Bruhathkayossauro, uma imensa incógnita

Bruhathkayosaurus andando nas proximidades de um rio, enquanto um crocodilo toma sol às suas margens e um pequeno Jubbulpuria procura por insetos em um toco de árvore. O abelissaurídeo Rajasaurus também pode ser visto ao fundo.
Crédito: Robinson Kunz

Atualizado em março de 2018

    O bruhathkayossauro ("lagarto de corpo imenso" - do sânscrito bṛhat, "imenso", e kāya, "corpo", e do grego sauros, "lagarto") é um dinossauro saurópode de nome complicado que viveu no final do Cretáceo, há 70 milhões de anos, na Índia. Alguns cientistas afirmam que este é o maior dinossauro que já existiu, com estimativas chegando a mais de 35 m de comprimento e 100 t. Essas informações, porém, são alvo de muitos debates e controvérsias.

© Mundo Pré-Histórico

    A espécie foi descoberta no sul da Índia, a nordeste da aldeia de Kallamedu, estado de Tamil Nadu, e descrita por P. Yadagiri e K. Ayyasami em 1989. O achado consistia em ossos da cintura (ílio e ísquio), um fêmur, uma tíbia, um rádio e parte de uma vértebra caudal. Inicialmente, os autores classificaram o animal incorretamente como um terópode carnossauro e não levantaram as características diagnósticas necessárias para identificar a espécie. Mais tarde, outros pesquisadores tentaram estimar o tamanho total do bruhathkayossauro relacionando sua descrição a saurópodes semelhantes. Aparentemente, a tíbia (osso da canela) media 2 m de comprimento, 29% maior do que a tíbia do argentinossauro, que tinha 1,55 m.
    No entanto, antes que fossem coletados, os fósseis foram destruídos pelas chuvas e hoje restam somente as representações medíocres desenhadas pelos descobridores. Há especulações também de que os ossos incrivelmente longos do bruhathkayossauro seriam, na verdade, troncos de árvore petrificados. Uma identificação malfeita somada ao descaso com o material fóssil resulta no fato de hoje termos apenas o vulto do que seria um dos maiores dinossauros de todos os tempos, mas que nunca poderá ser comprovado.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: †Sauropodomorpha
Clado: †Sauropoda
Clado: †Titanosauria?
Gênero: †Bruhathkayosaurus
Espécie: †Bruhathkayosaurus matleyi

Crédito: Vladimir Nikolov, 2008

7 comentários:

  1. eu encontrei um dinossauro no meu quintal de 100 metros de comprimento!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que nunca é tempo demais. Apesar de que muitas pesquisas foram esfriadas, creio que um dia teremos mais informações sobre esses fascinantes animais, afinal, até pouco tempo atrás, achávamos que o Celacanto estava extinto, quando na verdade, ainda estão entre nós. Então muitos fósseis ainda podem estar perdidos por esse planeta Terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Rodrigo! Ainda há muito o que descobrir, mas no caso do bruhathkayossauro não há fósseis para comparar, nem uma descrição detalhada o suficiente para que novos materiais possam ser atribuídos à espécie. É por isso que esse suposto gigante (que pode não passar de uma farsa) será para sempre uma incógnita.

      Excluir
  3. Mano , e eu aqui de boa pesquisando a espécie na internet quando descubro que tu fez uma postagem dele ( e há um bom tempo 😓 ) ! Completa e resumida 🙂 .

    ResponderExcluir
  4. Felipe , dei uma olhada na net , e parece mesmo que os supostos fósseis gigantescos eram apenas troncos de árvore . Isso se deve principalmente ao tamanho impraticável e nunca antes visto , nem de perto . Um animal de 200 t e 50 m não conseguiria viver ( ainda mais um titanossauro , ou seja , um animal robusto ) . Dos poucos ossos reais que temos dele , comparando-os aos do Opistecoelicaudia , pegamos um tamanho inferior aos 20 m ( fonte : Cisiopurple ) .

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.