19 de março de 2009

Bruhathkayossauro, uma imensa incógnita

Bruhathkayosaurus andando nas proximidades de um rio, enquanto um crocodilo toma sol às suas margens e um pequeno Jubbulpuria procura por insetos em um toco de árvore. O abelissaurídeo Rajasaurus também pode ser visto ao fundo.
Crédito: Robinson Kunz

Atualizado em março de 2018

O bruhathkayossauro ("lagarto de corpo imenso" - do sânscrito bṛhat, "imenso", e kāya, "corpo", e do grego sauros, "lagarto") é um dinossauro saurópode de nome complicado que viveu no final do Cretáceo, há 70 milhões de anos, na Índia. Alguns cientistas afirmam que este é o maior dinossauro que já existiu, com estimativas chegando a mais de 35 m de comprimento e 100 t. Essas informações, porém, são alvo de muitos debates e controvérsias.
A espécie foi descoberta no sul da Índia, a nordeste da aldeia de Kallamedu, estado de Tamil Nadu, e descrita por P. Yadagiri e K. Ayyasami em 1989. O achado consistia em ossos da cintura (ílio e ísquio), um fêmur, uma tíbia, um rádio e parte de uma vértebra caudal. Inicialmente, os autores classificaram o animal incorretamente como um terópode carnossauro e não levantaram as características diagnósticas necessárias para identificar a espécie. Mais tarde, outros pesquisadores tentaram estimar o tamanho total do bruhathkayossauro relacionando sua descrição a saurópodes semelhantes. Aparentemente, a tíbia (osso da canela) media 2 m de comprimento, 29% maior do que a tíbia do argentinossauro, que tinha 1,55 m.
No entanto, antes que fossem coletados, os fósseis foram destruídos pelas chuvas e hoje restam somente as representações medíocres desenhadas pelos descobridores. Há especulações também de que os ossos incrivelmente longos do bruhathkayossauro seriam, na verdade, troncos de árvore petrificados. Uma identificação malfeita somada ao descaso com o material fóssil resulta no fato de hoje termos apenas o vulto do que seria um dos maiores dinossauros de todos os tempos, mas que nunca poderá ser comprovado.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: † Sauropodomorpha
Infraordem: † Sauropoda
Clado: (?) Titanosauria
Gênero: † Bruhathkayosaurus
Espécie: † Bruhathkayosaurus matleyi

© Mundo Pré-Histórico
Crédito: Vladimir Nikolov, 2008

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Prehistoric WildlifeThe Paleo King e ThoughtCo.

2 comentários:

  1. eu encontrei um dinossauro no meu quintal de 100 metros de comprimento!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como seu quintal é grande, hein!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.