07 fevereiro 2010

Alxassauro, o elo dos terizinossauros

© Cheung Chung Tat

Atualizado em novembro de 2017

O alxassauro ("lagarto do Deserto de Alxa") é um terizinossauro que viveu no norte da China no início do Cretáceo, de 112 a 100 milhões de anos atrás. Media até 4 m de comprimento e pesava em torno de 400 kg. Um dos terizinossauros mais antigos, mostra um estágio de transição entre terópodes em geral e os terizinossaurídeos mais avançados.
O alxassauro já apresentava a mesma forma corporal de espécies mais tardias, incluindo a cabeça pequena, o pescoço alongado, a cauda curta e longas garras nas mãos, que eram usadas para alcançar galhos e cortar folhas. Sua boca possuía uma espécie de bico desdentado. Acredita-se que era herbívoro, pois sua barriga abrigava um grande intestino, requisito para animais que vivem de plantas. Além disso, seu corpo pesado seria inadequado para caçar.
Muitas outras características do alxassauro, porém, também estão presentes em terópodes típicos, carnívoros, e foi a descoberta desse animal que ajudou os cientistas a reconhecer os terizinossauros como um grupo bastante extravagante de terópodes. Eles possuem um osso semilunar no pulso, encontrado somente em dinossauros terópodes manirraptores.
Cinco espécimes de alxassauro são conhecidos da Formação Bayin-Gobi e representam a maior parte do esqueleto do animal. Foi primeiramente descoberto e nomeado por Dale Russell e Dong Zhiming, em 1994. Alxa é o nome do deserto localizado na Região Autônoma da Mongólia Interior, na China, e também o nome de uma das unidades administrativas dessa região.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Superfamília: † Therizinosauroidea
Família: † Alxasauridae
Gênero: † Alxasaurus
Espécie: † Alxasaurus elesitaiensis

© Mundo Pré-Histórico
Esqueleto reconstituído em exibição em Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá.
Não há evidências diretas de que o alxassauro tivesse penas, mas isso é possível, já que seu parente próximo beipiaossauro era emplumado.
© Andrew Kerr / Dorling Kindersley

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Prehistoric WildlifeDinosaur Jungle e DinoChecker.

Um comentário:

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.