06 abril 2015

Tapejara

Dois Tapejara buscam abrigo da chuva dentro de uma caverna.
© Sergey Krasovskiy

    O Tapejara (do tupi "ser antigo") é um pterossauro que viveu no nordeste do Brasil entre 132 e 100 milhões de anos atrás, no início do Cretáceo. Pesava em torno de 35 kg, e sua envergadura alcançava 3,5 m.

© Mundo Pré-Histórico

    Ostentava uma crista óssea semicircular sobre o focinho e uma ponta óssea atrás da cabeça, que pode ter sustentado uma aba de pele entre ambas. Toda a estrutura da crista quase certamente funcionou como um instrumento de exibição, diferente para os machos e fêmeas. Esse réptil alado permanecia ativo por curtos períodos de tempo ao longo do dia e da noite. Embora muitos cientistas o tenham descrito como um piscívoro que arrebatava peixes do mar, uma reconstrução da musculatura de sua mandíbula e estimativas de força da mordida indicam que seu bico desdentado e voltado para baixo era mais adaptado para quebrar sementes e comer frutas. Dessa forma, teria potencialmente colaborado para expandir a presença das plantas angiospermas durante o Cretáceo.
    A espécie Tapejara wellnhoferi foi nomeada em 1989 pelo paleontólogo brasileiro Alexander Kellner, honrando Peter Wellnhofer, paleontólogo alemão especialista em pterossauros. Os fósseis do Tapejara foram preservados em rochas da Formação Santana, na Chapada do Araripe, Ceará.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Ordem: †Pterosauria
Subordem: †Pterodactyloidea
Família: †Tapejaridae
Subfamília: †Tapejarinae
Tribo: †Tapejarini
Gênero: †Tapejara
Espécie: †Tapejara wellnhoferi


Fontes: O EcoPortal LATEC/UFRJPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

7 comentários:

  1. Anônimo31/1/18

    ele era tao pequeno assim

    ResponderExcluir
  2. pelo visto sim mas ate que ele nao era tao pequeno assim pois ele tinha 1 m de comprimento

    ResponderExcluir
  3. otimo usei no trabolho escolar

    ResponderExcluir
  4. Miguel6/9/21

    Felipe, vc poderia me responder duas dúvidas que tenho sobre esse pterossauro? A primeira delas é se o gênero Tapejara ainda é válido, pq ouvi falar que agora ele foi renomeado como tupandactylus? E a segunda pergunta é qual é a estimativa de tamanho pro tapejara? Pq em algums lugares vi que ele tinha 8 metros de envergadura, outros que tinha entre 3 e 3,5 m, vi também lugares que diziam que o tapejara tinha 5 m e outros ainda estativas de apenas 1,4 m e 1,7 m... Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miguel! Sim, Tapejara é um gênero válido, que contém a espécie Tapejara wellnhoferi. Apenas as espécies T. imperator e T. navigans foram movidas para o gênero Tupandactylus. Quanto ao tamanho dele, acredito que as estimativas de 3 a 3,5 m de envergadura são as mais corretas.

      Excluir
    2. Miguel12/9/21

      Ok,obrigado!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.