© Eivind Bovor |
Atualizado em janeiro de 2014
O Stygimoloch (do grego, "demônio do Estige", um dos rios do submundo na mitologia grega) é um dinossauro do fim do Cretáceo que viveu nas planícies da América do Norte de 68 a 66 milhões de anos atrás. Herbívoro, tinha cerca de 3 m de comprimento, 1,2 m de altura e 80 kg.
A longa cauda dava equilíbrio ao corpo, e a cabeça ostentava uma elaborada ornamentação. Pequenos espinhos cobriam o focinho, enquanto chifres maiores de até 15 cm projetavam-se atrás do crânio. Ao contrário de outros paquicefalossauros, a cúpula no topo da cabeça era relativamente pequena. Sua função é desconhecida; talvez funcionasse para exibição, defesa ou disputas entre os machos, que dariam cabeçadas nos flancos uns dos outros.
Recebeu esse nome intimidador de Peter Galton e Hans-Dieter Sues em 1983, descoberto nos Estados Unidos. Apenas crânios parciais foram encontrados. Acredita-se que o Stygimoloch e o Dracorex sejam indivíduos de Pachycephalosaurus em que as cúpulas e os chifres não estão bem desenvolvidos, ou porque ainda eram jovens, ou porque eram fêmeas.
Classificação científica:
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Marginocephalia
Infraordem: † Pachycephalosauria
Família: † Pachycephalosauridae
Gênero: † Stygimoloch
© 2011 Melissa Frankford |
Foto: Museum für Naturkunde, Berlim, Alemanha |
Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Enchanted Learning Software, About.com e AVPH.
DINOSSAURO MAIS BONITO DEPOIS DO CARNOTAURO E ALOSSAURO
ResponderExcluirFelipe! Poderia me dizer se o Dracorex e Stygimoloch são considerados sinônimos de paquicefalossauro atualmente? Pois pesquisei sobre esses animais e não encontrei nada
ResponderExcluirSim. Há tempos já havia essa suspeita, mas estudos recentes acabaram por sinonimizar os gêneros Dracorex e Stygimoloch com Pachycephalosaurus. Vários sites já não têm mais páginas sobre esses dois sinônimos juniores, por isso acho que vou excluir duas postagens...
ExcluirÉ realmente uma pena que isso tenha acontecido, mas fazer o que né, os estudos precisam ser feitos
ExcluirSim, o objetivo da Ciência é encontrar respostas baseadas em evidências, independentemente de nossos gostos ou opiniões.
Excluir