08 fevereiro 2011

Stygimoloch, o demônio do Estige

© Eivind Bovor

Atualizado em janeiro de 2014

Stygimoloch (do grego, "demônio do Estige", um dos rios do submundo na mitologia grega) é um dinossauro do fim do Cretáceo que viveu nas planícies da América do Norte de 68 a 66 milhões de anos atrás. Herbívoro, tinha cerca de 3 m de comprimento, 1,2 m de altura e 80 kg.
A longa cauda dava equilíbrio ao corpo, e a cabeça ostentava uma elaborada ornamentação. Pequenos espinhos cobriam o focinho, enquanto chifres maiores de até 15 cm projetavam-se atrás do crânio. Ao contrário de outros paquicefalossauros, a cúpula no topo da cabeça era relativamente pequena. Sua função é desconhecida; talvez funcionasse para exibição, defesa ou disputas entre os machos, que dariam cabeçadas nos flancos uns dos outros.
Recebeu esse nome intimidador de Peter Galton e Hans-Dieter Sues em 1983, descoberto nos Estados Unidos. Apenas crânios parciais foram encontrados. Acredita-se que o Stygimoloch e o Dracorex sejam indivíduos de Pachycephalosaurus em que as cúpulas e os chifres não estão bem desenvolvidos, ou porque ainda eram jovens, ou porque eram fêmeas.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Marginocephalia
Infraordem: † Pachycephalosauria
Família: † Pachycephalosauridae
Gênero: † Stygimoloch
Espécie: † Stygimoloch spinifer

© Mundo Pré-Histórico
© 2011 Melissa Frankford
Foto: Museum für Naturkunde, Berlim, Alemanha

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Enchanted Learning SoftwareAbout.com e AVPH.

5 comentários:

  1. DINOSSAURO MAIS BONITO DEPOIS DO CARNOTAURO E ALOSSAURO

    ResponderExcluir
  2. Felipe! Poderia me dizer se o Dracorex e Stygimoloch são considerados sinônimos de paquicefalossauro atualmente? Pois pesquisei sobre esses animais e não encontrei nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Há tempos já havia essa suspeita, mas estudos recentes acabaram por sinonimizar os gêneros Dracorex e Stygimoloch com Pachycephalosaurus. Vários sites já não têm mais páginas sobre esses dois sinônimos juniores, por isso acho que vou excluir duas postagens...

      Excluir
    2. É realmente uma pena que isso tenha acontecido, mas fazer o que né, os estudos precisam ser feitos

      Excluir
    3. Sim, o objetivo da Ciência é encontrar respostas baseadas em evidências, independentemente de nossos gostos ou opiniões.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.