15 março 2010

Argentinossauro, o peso-pesado

© 2007 Raúl Martín

Atualizado em fevereiro de 2018

    O argentinossauro ("lagarto argentino") é um dos maiores dinossauros que já existiram. Viveu no período Cretáceo, entre 97 e 93 milhões de anos atrás, na América do Sul, um continente ilhado na época. Estima-se que alcançava de 22 a 35 m de comprimento e em torno de 80 toneladas, o que o torna o dinossauro mais pesado que se conhece por meio de boas evidências.
    Ainda assim, poucas partes do esqueleto do argentinossauro são conhecidas e, por isso, as projeções de tamanho são feitas através de comparações com esqueletos mais completos de saurópodes semelhantes (os mais próximos são saltassauro e rapetossauro). Como todo saurópode, porém, sabe-se que era herbívoro. Provavelmente usava seu pescoço comprido para alcançar coníferas ou explorar o chão em busca de samambaias e arbustos.
    Devido a sua massa enorme, sua velocidade máxima girava em torno de 8 km/h. O argentinossauro devia vagar em grupos de uma dúzia de indivíduos, em média, incluindo os filhotes. Estes nasciam de ovos incrivelmente pequenos se comparados aos animais que os punham, com apenas 30 cm de diâmetro. Isso significa que um filhote de argentinossauro precisava crescer 25.000 vezes seu tamanho original para chegar ao máximo. Até que isso acontecesse, os mais jovens eram especialmente vulneráveis a ataques de predadores, por isso acredita-se que apenas alguns conseguiam atingir a idade adulta, que começava em torno dos 15 anos de idade. Depois de completamente desenvolvidos, somente o mapussauro, dinossauro carnívoro comparavelmente gigante, ofereceria perigo - é possível que esse terópode caçasse em bandos, aumentando, assim, as chances de derrubar um argentinossauro adulto.
    Os primeiros fósseis identificados como Argentinosaurus foram descobertos em 1987, pelo fazendeiro Guillermo Heredia, na Formação Huincul, Argentina. Pouco do dinossauro foi recuperado: apenas algumas vértebras, costelas, sacro, fíbula direita e parte de um fêmur. A fíbula mede 1,55 m de comprimento, e uma das vértebras, 1,59 m de altura. Em 1993, a espécie foi nomeada e descrita pelos paleontólogos argentinos José Bonaparte e Rodolfo Coria.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: † Sauropodomorpha
Infraordem: † Sauropoda
Clado: † Titanosauria
Gênero: † Argentinosaurus
Espécie: † Argentinosaurus huinculensis

© Mundo Pré-Histórico
© 2017 Nima Sassani
Reconstrução de argentinossauro e giganotossauro no átrio do Museu Fernbank de História Natural, em Atlanta, Geórgia, EUA.
Crédito: (autor desconhecido)

18 comentários:

  1. Anônimo13/5/15

    Por acaso, ele está no desenho o vale encantado? desculpa kk ñ resisti em perguntar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não. Ao menos, nunca foi mencionado. ;D

      Excluir
  2. Anônimo19/5/15

    OMG, não acredito que vc veio só pra perguntar isso...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20/6/15

    não, o que aparece é o brontossauro que nunca existiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o brontossauro era considerado, durante muito tempo, o mesmo animal que o apatossauro, por isso o nome deixou de ser usado.
      Porém, um estudo publicado em 2015 concluiu que Brontosaurus é um gênero válido, ou seja, que o apatossauro e o brontossauro são animais distintos (disso eu também não sabia!).

      Excluir
  4. Felipe, por que muitas reconstruções atuais dos titanossauros estão colocando o pescoço desses animas na vertical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer ao certo, Vinícius, mas parece que os paleontólogos estão reconsiderando que, em algumas espécies de saurópodes, a posição neutra do pescoço fosse mais verticalizada.

      Excluir
  5. Felipe , vi em uma live dos colecionadores de ossos uma especialista falando que esses saurópodes demoravam cerca de 1 ano para atingir metade do tamanho total !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, isso era bastante rápido!

      Excluir
    2. Pois é ! Digo isso pois você disse na postagem que demoravam 15 anos até chegarem à idade adulta . Acho que isso tem que ser revisado 🙂

      Excluir
    3. Anônimo18/11/21

      É porque com 15 anos eles já podiam dirigir e também serem presos. Aff

      Excluir
  6. atualmente o argentinosauro e o maior dinossauro herbivoro vencendo ate o patagotitan estudos mostram que o argentino e maior e mais pesado do que patagotitan coloquando argentino como o maior e mais pesado dinossauro que ja existiu....

    ResponderExcluir
  7. pq o supersauro esta com 42 metros de comprimento argentinossauro tem 35 metros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argentinossauro é o maior dinossauro em termos de massa, mas o supersauro é mais comprido.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.