01 outubro 2009

Minmi, o primeiro anquilossauro do Hemisfério Sul

© Xing Lida

Atualizado em julho de 2014

O minmi (nomeado em homenagem à formação rochosa de Minmi Crossing, onde foi descoberto) é um dinossauro quadrúpede encouraçado que viveu no período Cretáceo, de 119 a 113 milhões de anos atrás. Possuía dentes serrilhados bastante eficientes para picar plantas rasteiras, arbustos, samambaias e sementes, já que não alcançava plantas mais altas. Tinha 3 m de comprimento, 1,5 m de altura e 1 tonelada.
Possuía membros traseiros maiores que os dianteiros, pescoço curto, cauda alongada, crânio largo e cérebro pequeno. A armadura cobria do pescoço à cauda e, possivelmente, o abdômen e as pernas, com placas ósseas triangulares, ossículos e escudos de vários tamanhos com ou sem espinhos.
Acredita-se que o minmi dava golpes com a sua cauda cheia de espigões para amedrontar os predadores. O nome binomial, Minmi paravertebra, é devido aos finos tendões ao longo de sua coluna vertebral que fixavam os músculos. Estes, junto com as longas pernas, podem ter feito do minmi um corredor rápido, que fugia dos predadores também desse modo. O animal viveu em ambientes de planícies e florestas no nordeste da Austrália.
Esse dinossauro foi nomeado pelo paleontólogo australiano Ralph E. Molnar, em 1980. Dois bons espécimes foram descritos, um praticamente completo, e outros fragmentos podem pertencer a este gênero, o que constitui 90% do esqueleto conhecido. Este é o dinossauro australiano mais bem preservado. Em uma análise recente, o minmi foi classificado como um anquilossauro primitivo próximo aos nodossaurídeos. Com o segundo nome de dinossauro mais curto, o minmi foi o primeiro anquilossauro descoberto no Hemisfério Sul.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Thyreophora
Subordem: † Ankylosauria
Gênero: † Minmi
Espécie: † Minmi paravertebra

© Mundo Pré-Histórico
Fóssil de minmi exposto em Richmond, Austrália

Fontes: Australian MuseumWikipedia (versão em inglês) e Enchanted Learning Software.

6 comentários:

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.