5 de fevereiro de 2009

Ovirraptor, o cuidador de ovos

Terizinossauro invade uma área de nidificação de ovirraptores. 
© Phil Wilson

(Atualizado em junho de 2017)

O ovirraptor (do latim "ladrão de ovos") é um pequeno dinossauro terópode que viveu há 75 milhões de anos, durante o período Cretáceo, na Mongólia. Media 2 m de comprimento, 1 m de altura e pesava 35 kg. Tinha braços delgados, mãos capazes de agarrar e um crânio muito distinto, curto e alto, com uma pequena crista no topo.
Era muito parecido com uma ave, tanto em aparência quanto em comportamento. Os pais chocavam e tomavam conta dos filhotes no ninho. Sua caixa torácica era rígida e exibia várias características típicas das aves. Muito provavelmente, também tinha o corpo coberto por penas, como visto em ovirraptorídeos semelhantes, tais como Nomingia e Citipati. Andava sobre as longas patas traseiras, utilizando a cauda comprida para equilibrar o corpo, e possuía um bico de bordas afiadas em vez de dentes. Alimentava-se de pequenos animais, como lagartos e mariscos.
Ele recebeu o nome "ladrão de ovos" por ter sido descoberto bem próximo a um ninho que presumiu-se ser de um protoceratope, herbívoro comum naquela região. Entretanto, descobertas mais recentes revelam que aqueles eram ovos de ovirraptor e, portanto, o indivíduo descoberto estaria na verdade chocando os próprios ovos, quando morreu soterrado por uma tempestade de areia.
A espécie é conhecida por apenas um esqueleto confirmado, com partes faltando e um crânio amassado e deformado, além de um ninho com cerca de 15 ovos. Por isso, a maioria das representações do ovirraptor são feitas com base em fósseis de Citipati, dinossauro muito similar e mais bem preservado. O ovirraptor foi descoberto em 1923, por George Olsen, no deserto de Gobi, na Mongólia, e descrito em 1924, por Henry Fairfield Orborn.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: † Oviraptoridae
Gênero: † Oviraptor
Espécie: † Oviraptor philoceratops

© Mundo Pré-Histórico
O ovirraptor chocava os ovos de forma semelhante às aves. De um ladrão de ovos, ele passou a ser visto como um pai cuidadoso.
© 2005 Julius T. Csotonyi
Foto: Museu de Ciência e Indústria de Oregon, Portland, EUA

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), The Embryo Project Encyclopedia, UCMPBritannica Escola e Prehistoric Wildlife.

2 comentários:

  1. Olá sugiro que atualize a informação pois há relatos de que na verdade eles não tenham hábito de comer e caçar ovos má sim de proteger os próprios ovos, um cuidado parental compartilhado com as aves e os crocodilos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.