28 janeiro 2009

Utahraptor


O utahraptor ("raptor de Utah") é um grande dinossauro dromeossaurídeo que viveu no Cretáceo Inferior, há cerca de 134 milhões de anos, na América do Norte. Tinha 6 m de comprimento, 3 m de altura e 500 ou 700 kg, sendo o maior membro de sua família.
O utahraptor foi descoberto em 1993, em Utah, nos Estados Unidos, o que deu o nome ao dinossauro. Seu cérebro tinha evidências de propriedades cognitivas, ou seja, que ele era capaz de resolver problemas. Tinha olhos grandes, inteligência e ótima agilidade.
Mesmo nunca tendo sido encontrado penas em fósseis de utahraptor, é provável que as possuísse, como sugerido em todos os membros da família Dromaeosauridae. Um dos dromeossaurídeos mais antigos, o microrraptor, era dotado de penas, sugerindo que seus sucessores também fossem.
Como em outros membros da família dos dromeossauros, os polegares dos pés do utahraptor possuíam uma garra retrátil de até 24 cm de comprimento. O utahraptor caçava em bando, usando as garras, e predava quase qualquer outro animal, inclusive gigantes saurópodes.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Família: Dromaeosauridae
Subfamília: Dromaeosaurinae
Gênero: Utahraptor
Espécie: Utahraptor ostrommaysi


15 comentários:

  1. A descrição desse bate mais com o velociraptor apresentado nos filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. O Velociraptor dos filmes Jurassic Park é muito diferente da criatura real. Ele está mais para um Utahraptor ou Deinonychus, embora os três tivessem penas.

      Excluir
    2. Victor22/7/21

      Foi baseado nele foi o paleontologo robert t.bakker que deu a idea ao steven spielberg

      Excluir
  2. Oi eu nome é riquelme e eu gostos muito de dono

    ResponderExcluir
  3. Os "Velociraptores" da franquia Jurassic Park são obviamente Deinonychus, por quê na época o Deinonychus era o maior Dromeossaurídeo já descoberto. O autor do livro Michael Crichton comfirma essa informação; e no livro o Dr. Grant comfirma ao Tim Murphy: "Sim. Os Deinonychus agora são considerados Velociraptors."- afirma Grant. Então essas informações do livro são cannon dentro do universo da franquia. Não é o Utahraptor como muitos dos fãs pensam, pois ele foi descoberto em 1993 quando o Jurassic Park já estáva nos cinemas; e ele tinha as mesmas proporções do animal do filme. Só para deixar claro o Velociraptor de Jurassic Park é um Deinonychus e não um Utahraptor, essa é a explicação que na verdade o tamanho do animal é exagerado. E é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso mesmo. Crichton, ao escrever Jurassic Park, baseou-se em um livro de Gregory S. Paul, de 1988, em que o autor considerou o Velociraptor como o mesmo animal que o Deinonychus. Assim, na história, as características descritas são do Deinonychus, mas o nome foi mantido como Velociraptor por soar mais dramático. A descoberta do Utahraptor só foi divulgada mais tarde.

      Excluir
    2. Eu acho que o utahraptor não tinha penas pois todos os tiranossaurideos tinham escamas e aí descobriram o yutiranos q tinha penas e era gigante então porque um dromeusauridae não podia ser escamoso

      Excluir
    3. Evidências filogenéticas indicam que todos os dromeossaurídeos eram emplumados, pois na maioria deles foram encontrados vestígios de penas, incluindo os mais primitivos. O Yutyrannus, sim, é uma exceção no meio de seu grupo, mas, para que o mesmo fosse dito do Utahraptor, seria necessário evidências diretas de que ele não tinha penas.

      Excluir
    4. Mas ai tem um porém. O Utahraptor não era um tiranossaurídeo, e o Yutyrannus também não. o Yutyrannus era um tiranossauroideo, e podemos ver que a evidência de penas é bem mais comum nos bichos mais basais da linhagem dos tiranossauros, como Dilong, por exemplo. Ainda que não sejam penas verdadeiros, é possível que as escamas tenham evoluído secundariamente quando eles foram viver em outros locais com climas, temperaturas e ambientes diferentes.

      Excluir
  4. Aroveitando que você está falando sobre o utahraptor, poderia postar algo sobre outros três grandes raptores: o austroraptor, o dakotaraptor e o achillobator.

    ResponderExcluir
  5. Os Utahraptors viveram na mesma época do acrocontossauro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eles viveram alguns milhões de anos antes do acrocantossauro.

      Excluir
  6. Anônimo11/5/22

    Então eles realmente caçavam em bando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sabe ao certo, porque só foram encontrados indivíduos isolados até agora, mas é provável que sim, uma vez que acredita-se que seu parente deinonico caçava em grupo.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.